O robô Curiosity está passando o fim de semana investigando uma estranheza em seu mais novo local de perfuração em Marte, chamado Breamish. O rover descobriu uma rocha incomum mostrando algumas cores estranhas, então os cientistas usarão as ferramentas químicas do rover para aprender mais sobre esse objeto inesperado.

Durante um plano de três dias para o rover, ele investigará o alvo de rochas platy - um tipo de rocha ígnea que é dividida em chapas planas. A rocha em questão pode ser vista na imagem acima, logo acima do braço do Curiosity. Após essa tarefa, o rover usará seu instrumento Sample Analysis at Mars (SAM), que analisa moléculas e gases orgânicos da atmosfera e de amostras e, em seguida, retorna para Breamish e outras rochas para analisá-las usando seu instrumento ChemCam, que dispara um laser em alvos para vaporizar partes deles e analisar sua composição.

Atualmente, a curiosidade está em uma "viagem de verão", à medida que sobe gradualmente ao Monte Sharp, a enorme montanha que sai do chão da Cratera Gale. O veículo espacial esteve em uma área chamada unidade portadora de argila, nomeada devido à presença de minerais argilosos no solo. Agora, ele está avançando em direção à unidade portadora de sulfato, que, como o próprio nome sugere, possui sulfatos como gesso e sais de Epsom no solo. Esses sulfatos são de particular interesse, pois geralmente se formam quando a água evapora, portanto sua presença pode fornecer pistas sobre a história da água em Marte.

Os cientistas sabem que Marte já teve água em sua superfície e poderia até ter proporcionado um ambiente habitável para a vida. A possibilidade de que existisse vida antiga em Marte foi objeto de intenso estudo, com rovers trabalhando para investigar essa questão há décadas.

"Curiosity foi projetado para ir além da busca do Opportunity pela história da água", disse Abigail Fraeman, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que atuou como cientista adjunto do projeto em ambas as missões, em comunicado. "Estamos descobrindo um mundo antigo que ofereceu à vida uma base de apoio por mais tempo do que imaginávamos."

A busca pela vida antiga continuará com o mais novo veículo espacial, Perseverance, que deve ser lançado dentro de algumas semanas.