A Nasa detectou um cometa batizado de Neowise em março deste ano, cometa esse que agora percebeu-se estar se aproximando do nosso planeta. Esse cometa ficará visível a olho nú neste mês de julho, um caso raríssimo de cometas conhecidos que serão visíveis ao longo de todo o século XXI. Durante quase todos os dias desse mês, o Neowise poderá ser visto nos céus tendo seu momento mais próximo da Terra no dia 23 de julho. Esse cometa é descrito como um iceberg interplanetário, segundo a própria Nasa.

O Neowise se encontra em aproximação á Terra, mas sua rota o levou para perto de outros planetas também. No início desse mês, o cometa estava em proximidade aos Sol e chegou a passar pela órbita de Marcúrio. Nessa ocasião, diversas imagens do cometa foram captadas enquanto ele se fazia presente no céu do Líbano. Nessa semana, o Neowise é visível dos céus da Hungria.

C/2020 F3, como é seu nome científico, é mais um cometa tipicamente feito de gases, poeira cósmica e gelo. Esses cometas são formados no chamado disco rotativo de matéria (disco protoplanetário) que orbita em torno de uma estrela. Nesse mesmo disco outros corpos também se formam, como asteroides e até mesmo planetas.

Ontem, terça-feira (7), a Nasa escolheu um clique do C/2020 F3 como a Foto Astronômica do Dia. Porém, para nós brasileiros, não será possível avistar o Neowise por aqui. Acontece que esse cometa passará pelo hemisfério norte da Terra, e mesmo que ele chegue a se aproximar da linha do Equador e teoricamente adentre os horizontes de alguns pontos do Brasil, a distorção ótica da atmosfera não nos permitirá vê-lo.