Uma chuva de meteoros Orionídeos vai acontecer na madrugada desta segunda-feira para amanhã. Esses meteoros são restos da passagem do Cometa Halley pelo sistema solar, em 1986. O Halley só passa visível a olho nu perto da Terra a cada 75 anos. A próxima vez será apenas em 2061.

Para observar o fenômeno astronômico, saiba que começará por volta das 4h, com pico às 5h, em direção à constelação de Orion, ou como chamamos aqui no Brasil, as Três Marias. A chuva poderá ser vista de qualquer ponto do País, com exceção daqueles locais costumeiramente com céu encoberto.

Em ambientes urbanos, a visualização se torna difícil pela luminosidade extrema e poluição. O ideal é a observação do evento em regiões escuras, com céu livre de nuvens e pouca poluição.

Mas caso perca esta chuva, 2019 ainda tem outros fenômenos assim em todos seus meses restantes, explica o astrônomo Marcelo De Cicco, doutorando no Observatório Nacional, que acompanhou o levantamento do fenômeno que acontecerá até o final deste ano.

O período que vai de outubro a dezembro apresenta a maior concentração de chuvas com intensidade relevante, oito ao total, com destaque para as Orionids, Leonids e Geminds, respectivamente. Marcelo De Cicco explica o motivo: "Ocorre que, no último quarto do ano, o denominado complexo das Taurids - um aglomerado de detritos de muitas passagens antigas de cometas - divide-se em dois ramos, e é atravessado pelo nosso planeta".