A União Astronômica Internacional (IAU), órgão responsável pela nomeação de planetas, em 2006, determinou que Plutão não deveria ser considerado mais um planeta. Como justificativa, é que ele não atravessa uma trajetória sem outros objetos. Porém, agora, um estudo recente quer alterar a decisão.

A pesquisa feita pela Universidade da Flórida Central diz que Plutão não poderia ter sido desconsiderado um planeta, já que as razões avaliadas para isso não são mais usadas nos levantamentos.

Pesquisa diz que Plutão deveria ser considerado um planeta.
Pesquisa diz que Plutão deveria ser considerado um planeta.

"Esta definição diria que um planeta é supostamente definido por um conceito que ninguém usa em suas pesquisas", disse Philip Metzger, líder do grupo de pesquisa da Universidade da Flórida Central.

Metzger diz ainda que o tamanho suficiente para a gravidade permitir um formato esférico também deveria ser incluso entre os requisitos para definição de um planeta.

" E isso não é só uma definição arbitrária. Esse é um marco importante na evolução de um corpo planetário, porque, aparentemente, quando isso acontece, a atividade geológica também é iniciada."

De qualquer forma, uma pesquisa que foi divulgada em maio deste ano definiu Plutão como com um cometa gigante.

Por enquanto, continuamos na mesma, Plutão não é considerado um planeta.

Fonte: SlashGear