Aparentemente a raça humana ainda está muito distante de viagens para a Lua e Marte em caráter turístico, mas a Nasa já se preocupa como nós podemos prejudicar lugares fora da Terra. A Agência Espacial Norte Americana está estabelecendo diretrizes quanto à proteção biológica planetária.

Nessa semana a Agência divulgou duas normas, a primeira sobre contaminação biológica tanto em viagens humanas quanto de robôs à Lua. Thomas Zurbuchen, administrador associado da diretoria de missões científicas da Nasa, afirmou que "Estamos habilitando nosso importante objetivo de exploração sustentável da Lua e, ao mesmo tempo, salvaguardando a ciência futura nas regiões permanentemente sombreadas"

Quanto a Lua, cada parte do satélite natural tem normas específicas, como regiões que podem ter água terão diretrizes mais rígidas, e missões tripuladas requerem um inventário biológico completo. A Nasa busca enviar humanos à Lua novamente dentro de 4 anos, incluindo a primeira mulher a ir para a Lua.

A segunda diretriz diz respeito à Marte e missões humanas ao planeta. Há muito que não se sabe ainda sobre Marte, então não há ainda muitos detalhes das normas, mas a ideia central seria proteger Marte ao longo de futuras explorações, podendo envolver um rígido controle de resíduos e até mesmo quarentenas.

Jim Bridgestone, administrador da Nasa comenta sobre essa resolução, "Este DNI vai permitir a exploração humana de Marte, criando novas oportunidades para a ciência inspiradora e atividades comerciais inovadoras. Acredito que a ciência e a exploração humana são empreendimentos complementares e estou entusiasmado por ver essas reformas políticas abrirem uma nova era de descoberta",

Os EUA, China e Emirados Árabes estão para lançar missões ao planeta vermelho ainda esse mês, aproveitando o alinhamento orbital da Terra com Marte, algo raro, que ocorre com intervalos de mais de dois anos.