A NASA ingressou em um consórcio de instituições que está combinando recursos de supercomputação com propostas para o uso de computação de ponta para estudos de pesquisa COVID-19.

O esforço foi organizado pelo Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca e outros parceiros que trabalham no projeto incluem IBM, HP Enterprise, Amazon, Microsoft e outros.

Além disso, participam do projeto os Laboratórios Nacionais do Departamento de Energia, a Fundação Nacional de Ciências e várias universidades. Ao todo, o consórcio apoia 64 projetos e está aberto a novas propostas.

Até agora, quatro projetos foram associados à NASA. A NASA está clara que a pesquisa COVID-19 não é seu trabalho regular, mas que possui os conhecimentos de supercomputadores para ajudar os cientistas que trabalham nesse tipo de pesquisa.

Os supercomputadores são ideais para processar grandes quantidades de dados. Normalmente, a NASA usa seus recursos de computação para simular movimentos de massas de ar e água ao redor do planeta para estudos climáticos.

Os supercomputadores da NASA também são usados ​​para caçar exoplanetas, estudar o comportamento dos buracos negros e projetar veículos aeronáuticos ou aeroespaciais.

Um dos supercomputadores usados ​​está localizado em Ames e está sendo usado para identificar fatores de risco genéticos para a síndrome do desconforto respiratório agudo ou SDRA.

A SDRA é uma complicação que acompanha o COVID-19 que ocorre quando a doença causa acúmulo de líquido nos pulmões e geralmente requer um ventilador para ajudar os pacientes a respirar.

A NASA está em parceria permanente com o provedor de assistência médica Northern California Kaiser, para o seu estudo COVID-19. A NASA diz que nem todos os pacientes correm o mesmo risco de desenvolver SDRA. Os pesquisadores querem comparar os grupos e analisar as relações entre os genes e os resultados do COVID-19.

Os supercomputadores também estão processando através de geometria molecular para procurar possíveis terapias medicamentosas. Este projeto está em parceria com o MIT e executa software no supercomputador que processa novos modelos 3D de moléculas a partir de suas composições químicas conhecidas. Inúmeros outros projetos de pesquisa estão em andamento, com detalhes completos no link da fonte acima.