A Nasa vem monitorando o espaço que conhecemos e descobrindo novas regiões e elementos há muitos anos. O nosso Sol, a estrela do Sistema Solar também vem sido observada sem interrupção pelos últimos 10 anos, gerando 425 milhões de imagens de alta resolução até então inéditas, divulgadas pela Nasa nas redes sociais em um vídeo timelapse de 10 anos.

Nesse timelapse podemos observar com detalhes a movimentação de diversos elementos no Sol, como explosões solares, gases e ondas. Esses fenômenos também marcam momentos de maior e menor atividade da estrela, o que permite avanços de estudos de cientistas no mundo todo sobre o Sol e também todo o nosso Sistema Solar. Observar e estudar o espaço implica em estar ciente de muitas interferências que podem ocorrer, e o Sol é a fonte mais próxima delas.

Por mais de uma década a Nasa tirou fotos a cada 0,75 segundos da nossa estrela enquanto a Terra a orbita. O vídeo divulgado, porém, possui somente um minuto, gerando uma rápida e acessível demonstração de como o Sol se comporta, confira a publicação oficial da Nasa no Twitter:

Curiosidades sobre o Sol:

O Sol é responsável 99,86% da massa do Sistema Solar inteiro e possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta. Isso demonstra o quão grande ele é em comparação a um planeta como o nosso.

A Terra está a cerca de 150 milhões de quilômetros de distância do Sol, ou 1 unidade astronômica (UA). Esta distância varia de acordo com a época do ano devido a translação da Terra em volta do Sol, partindo de um mínimo de 147,1 milhões de quilômetros (0,9833 UA) para até 152,1 milhões de quilômetros (1,017 UA) .

A luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.