A SpaceX e a Nasa passaram a tarde preparando a decolagem da Demo-2 que faria história por ser a primeira missão tripulada a sair de solo americano em uma década e ainda fazendo a SpaceX se tornar a primeira empresa privada a colocar astronautas em órbita. Um foguete Falcon 9 decolaria a partir da base aérea de Cabo Canaveral na Flórida. A missão é levar os astronautas estadunidenses Doug Hurley e Bob Behnken na cápsula Crew Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês).

A missão, contudo, foi abortada após todos os preparativos concluídos no dia de hoje. Planejada para às 17h33 no horário de Brasília, a decolagem foi confirmada suspensa às 17h20 no Twitter oficial da SpaceX. Por condições climáticas desfavoráveis que não mostraram sinais de melhora, o lançamento da Crew Dragon foi adiado para daqui três dias, no sábado 30 de maio, às 15h22 no horário local e às 16h22 no horário de Brasília. Até lá, os astronautas devem voltar para a quarentena.

Esse lançamento é particularmente importante por ser a primeira missão privada tripulada a ser lançada em órbita terrestre. Também é a primeira vez desde 2011 que os EUA vão lançar simultaneamente astronautas americanos, em um foguete americano a partir de solo americano. Em 2011 ocorreu a aposentadoria do ônibus espacial Atlantis e desde então não houve nenhuma decolagem tripulada, apenas satélites e sondas.

Por mais que a missão tenha tido atenção internacional no dia de hoje, justamente pelos motivos citados ela é especialmente importante para os estadunidenses. A cobertura da mídia americana foi extremamente ampla e essa decolagem movimentou o país em plena quarentena. Justamente por isso, também se tornará o primeiro lançamento transmitido ao vivo via streaming na live da SpaceX e da Nasa, assim como ocorreu no dia de hoje. Todos os processos deverão ser repetidos para a nova tentativa de decolagem no sábado. São inúmeras checagens e cautelosas operações que demoram dias para serem feitas. A live de sábado deverá ser tão demorada quanto, pois até os astronautas entrarem na cápsula, a cápsula ser lacrada, e a decolagem efetivamente acontecer são mais de 5 horas de processos preparatórios e procedimentos de segurança.

A missão Demo-2 é a primeira de uma série de missões tripuladas que a SpaceX realizará com a Nasa. Essa série faz parte do Programa Tripulado Comercial (Commercial Crew Program) que deverá contar com pelo menos mais seis missões também com destino à Estação Internacional.