A SpaceX fez história. Com um lançamento inicialmente previsto para ter acontecido na quarta-feira, a Dragon Crew finalmente foi lançada com sucesso neste sábado com destino à Estação Espacial Internacional.

A primeira tentativa de lançamento havia sido adiada devido à condições climáticas desfavoráveis, algo que poderia ter se repetido no sábado. Contudo, o lançamento foi confirmado e às 16h35 (de Brasília), a espaçonave Dragon Crew se desacoplou do foguete e seguiu em direção à ISS.

A missão Demo-2 fez história por se tratar da primeira missão tripulada realizada por uma empresa privada, a SpaceX. Além disso é a primeira missão tripulada a sair de solo americano em uma década. A missão partiu da base aérea de Cabo Canaveral na Flórida em um foguete Falcon 9, levando os astronautas estadunidenses Doug Hurley e Bob Behnken.

E neste domingo, a nave Dragon Crew chegou à Estação Espacial Internacional após 19 horas de voo. Às 11h16 (no horário de Brasília), ocorreu a acoplagem da nave na Estação.

Esse lançamento é particularmente importante por ser a primeira missão privada tripulada a ser lançada em órbita terrestre. Também é a primeira vez desde 2011 que os EUA lançaram simultaneamente astronautas americanos, em um foguete americano a partir de solo americano. Em 2011 ocorreu a aposentadoria do ônibus espacial Atlantis e desde então não houve nenhuma decolagem tripulada, apenas satélites e sondas.

Por mais que a missão tenha tido atenção internacional na última semana, justamente pelos motivos citados ela é especialmente importante para os estadunidenses. A cobertura da mídia americana foi extremamente ampla e essa decolagem movimentou o país em plena quarentena. Justamente por isso, também se tornou o primeiro lançamento transmitido ao vivo via streaming na live da SpaceX e da Nasa..

A missão Demo-2 é a primeira de uma série de missões tripuladas que a SpaceX realizará com a Nasa. Essa série faz parte do Programa Tripulado Comercial (Commercial Crew Program) que deverá contar com pelo menos mais seis missões também com destino à Estação Internacional.