Quem é a cientista que conduziu a descoberta de água na Lua?

Conheça Casey Honniball, a cientista e astrônoma que conduziu a descoberta de água na parte iluminada do satélite lunar

Imagem: Casey Honniball, University of Hawaii
Imagem: Casey Honniball, University of Hawaii

Na última segunda feira (26), a Nasa anunciou a descoberta de moléculas de água na cratera Clavius, parte da superfície iluminada da Lua, o que indica que essa substância está presente de forma espalhada pelo nosso satélite, diferente do que os cientistas imaginavam.

Essa descoberta rendeu um artigo publicado na revista online Nature Astronomy, dando os devidos créditos a Casey I. Honniball, fellow do programa de pós doutorado do Centro de Voo Espacial da Nasa.

Os dados foram coletados pelo Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da Nasa (Sofia), com a ajuda de um equipamento montado sob um boeing 747SP, que voa a uma altitude de até 14 mil metros, onde foi possível evitar 99% do vapor de água presente em nosso planeta. Essa altura facilitou a visualização do espaço sem interferências, e detecção de fenômenos impossíveis de serem vistos com a luz visível.

Mas quem é Casey Honniball?

Casey começou sua carreira na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e então se formou em astronomia. Lá ajudou a desenvolver um instrumento submilímetro, o SuperCam, participando de testes de laboratório do aparelho aos Observatórios de Monte Graham, nos EUA, e Llano de Chajnantor, no Chile.

Na Universidade do Havaí, foi membro do Observatório Estratosférico Terahertz II (STO-II), atuando em testes e operações do telescópio. Além disso, Casey foi responsável pela implantação do interferômetro Midas, um instrumento que mede a interferência e interação de ondas eletromagnéticas. Há um ano atrás, em outubro de 2019, ela defendeu sua dissertação sobre o "Sensoriamento Remoto por Infravermelho de Componentes Voláteis na Terra e na Lua".

Na Nasa, ela co-liderou uma pesquisa em larga escala sobre a hidratação detectada na superfície lunar e deu início as pesquisas que culminaram na descoberta de moléculas de água na superfície iluminada da Lua baseado em dados captados pelo Sofia. Hoje ela continua como bolsista da agência espacial, e deverá continuar com suas pesquisas e observações lunares, mapeando pontos do satélite e investigando a distribuição de hidroxila (-OH) e água molecular (H2O).

No vídeo acima, Casey fala um pouco sobre sua vida e explica que devido sua dislexia, ela poderia ser considerada a última pessoa a estar nessa posição. Ela também mandou um recado para as mulheres, dizendo;

"Garotas, vocês tem que descobrir suas paixões. Se sua paixão é a ciência, você precisa ir atrás disso."

Casey ainda tem outro projeto em pauta, voltado para a geologia, realizando estudos em outros corpos planetários utilizando ferramentas equipadas com infravermelho.

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares
Celulares

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares

Com a Black Friday chegando, muita gente considera esse o momento certo para trocar de celular por conta dos baixos preços. O Oficina da Net separou esse guia para você entender que não é bem assim!

Nave da NASA coletou amostras demais de asteroide e está vazando pelo espaço
Ciência

Nave da NASA coletou amostras demais de asteroide e está vazando pelo espaço

Uma semana depois de coletar uma amostra do asteroide próximo à Terra, Bennu, a espaçonave OSIRIS-REx da NASA se encontra com vazamentos da coleta.

Nasa pousa em asteroide Bennu para coletar amostras
Ciência

Nasa pousa em asteroide Bennu para coletar amostras

A nave espacial Osiris-Rex da NASA pousou brevemente no grande asteróide Bennu, que é tão antigo quanto a Terra e pode trazer pistas importantes sobre a formação do universo.