Nasa pousa em asteroide Bennu para coletar amostras

A nave espacial Osiris-Rex da NASA pousou brevemente no grande asteróide Bennu, que é tão antigo quanto a Terra e pode trazer pistas importantes sobre a formação do universo.

Imagem: Divulgação NASA

A nave espacial Osiris-Rex da NASA pousou brevemente em um grande asteróide na terça-feira (20) para varrer algumas rochas e poeira de sua superfície para serem devolvidos à Terra para estudo. O evento marca uma grande estreia para a NASA e um benefício potencial para a ciência, a exploração espacial e nossa compreensão do sistema solar.

A coleta de amostras "touch-and-go", ou TAG, do asteróide 101955 Bennu foi considerada um sucesso por volta das 3:12 pm PT. A NASA transmitiu a manobra TAG ao vivo na TV da NASA e no site da agência. Você pode encontrar uma nova exibição da transmissão ao vivo no final deste artigo. Para responder a todas as suas outras perguntas sobre o Bennu, continue lendo.

Osiris-Rex como conceito existe desde pelo menos 2004, quando uma equipe de astrônomos propôs pela primeira vez a ideia à NASA. Após mais de uma década de desenvolvimento, a espaçonave foi lançada de Cabo Canaveral, Flórida, em 8 de setembro de 2016, no topo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance, uma joint venture da Lockheed Martin e da Boeing. A espaçonave passou os próximos 26 meses viajando para Bennu, chegando oficialmente em 3 de dezembro de 2018.

Desde então, a equipe da missão passou quase dois anos orbitando a rocha espacial em forma de diamante, pesquisando e mapeando sua superfície para selecionar o melhor ponto de amostragem. Nos últimos meses, os ensaios levaram à tentativa de coleta de amostras.

Bennu é o que é chamado de asteróide de "pilha de escombros", o que significa que foi formado no passado cósmico profundo quando a gravidade lentamente forçou os restos de uma colisão antiga. O resultado é um corpo em forma de algo como um pião com um diâmetro de cerca de 500 metros (500 metros) e uma superfície repleta de grandes rochas e pedregulhos.

Bennu é considerada uma janela para o passado do sistema solar: um corpo imaculado e rico em carbono que carrega os blocos de construção dos planetas e da vida. Alguns desses recursos, como água e metais, também podem valer a pena minerar em algum ponto no futuro para uso na Terra ou na exploração espacial.

O asteróide tem uma outra característica que o torna particularmente interessante para os cientistas e humanos em geral - ele tem uma chance de impactar a Terra em um futuro distante. Na lista de riscos de impacto da NASA, Bennu está classificado em 2.º lugar. Os dados atuais mostram dezenas de impactos potenciais no último quarto do século 22, embora todos tenham apenas um minuto de chance de realmente acontecer.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Nasa fará live de pouso da nave Osiris-Rex no asteróide Bennu

Nasa fará live de pouso da nave Osiris-Rex no asteróide Bennu

O caçador de asteróidesOsiris-Rex da NASA tentará roubar souvenirs espaciais do ateróide Bennu nesta terça-feira durante tranmissão ao vivo.

O Paradoxo de Fermi e por que nunca encontramos vida no universo

O Paradoxo de Fermi e por que nunca encontramos vida no universo

Segundo um recente estudo há mais estrelas no universo do que grãos de areia no planeta Terra. Há 70 septiliões de estrelas, 17 bilhões de planetas similares à Terra apenas na Via Láctea, uma dos tantos bilhões de galáxias por aí e você realmente acha que estamos sozinhos no universo? Bitch, please.

NASA: Programa espacial vai levar a primeira Mulher à Lua em 2024

NASA: Programa espacial vai levar a primeira Mulher à Lua em 2024

A iniciativa faz parte do projeto Artemis 3, um plano de US$ 28 bilhões para o retorno de astronautas à Lua até 2024, incluindo a primeira mulher.