Anunciado no final do ano passado pelo Banco Central, o PIX revolucionou a forma como os brasileiros pagam por produtos ou serviços, permitindo compensação instantânea e estando disponível gratuitamente nas principais contas e bancos digitais. Além da possibilidade de transferir entre contas bancárias o PIX também permite que os correntistas paguem boletos que possuem QR Code, dessa forma o valor é compensado em até um dia após a data do pagamento, algo que normalmente ocorre entre 2 e 3 dias úteis quando a fatura é paga utilizando o código de barras.

Por que pagar com QR Code?

O recurso de efetuar o pagamento de um boleto bancário com QR Code ainda não foi implementado pela maioria das empresas, porém algumas já disponibilizam essa facilidade para seus clientes. O pagamento através do código pode ser feito no próprio aplicativo do banco, bastando apontar a câmera e escanear o QR Code. Uma das principais vantagens de pagar boletos com o PIX é o prazo de compensação ser significativamente menor, podendo ocorrer instantâneamente ou no próximo dia.

Além disso, o usuário pode gerar um código individual que servirá como chave, permitindo que outras pessoas façam a transferência sem que seja necessário informar o número de CPF, telefone ou e-mail que estão cadastrados como chave.

Exemplo de boleto com QR Code do PIX. (Foto por Lucas Ribeiro).

Poucos usuários sabem, porém é possível criar um QR Code do PIX estático (que não muda) com ou sem um valor pré-determinado, com isso outras pessoas podem escanear e efetuar o pagamento, enviando o dinheiro instantâneamente para a conta que originou a imagem.

  1. Abra o app do banco e localize a opção do 'PIX';
  2. Procure por 'Receber' e toque sobre;
  3. Crie um QR Code e defina um valor e descrição (opcionais).

Leia também:

Pague boletos com o PIX

No aplicativo do seu banco (Inter, Nubank, Itaú, etc) você verá a aba do PIX, sendo preciso ter uma chave cadastrada para que seja possível efetuar o pagamento. Neste artigo utilizaremos o Banco Inter como exemplo, porém o recurso está disponível em todas as instituições bancárias, alterando, eventualmente, o caminho para acessar a função.

1º Passo:

Abra o app do banco e siga até a opção do PIX, em seguida toque sobre a opção 'Pagar' e selecione a opção 'Pix com QR Code'.

Pagar QR Code com o PIX. (Foto: Oficina da Net).

2º Passo:

Abra o boleto e aponte a câmera do celular para o código de pagamento (QR Code e não código de barras). Logo em seguida você deverá confirmar as informações de quem receberá o pagamento e concluir a operação. Será gerado um comprovante de pagamento que poderá ser compartilhado através de aplicativos como WhatsApp ou Messenger.

Vale lembrar que em alguns casos o pagamento poderá ser compensado no dia seguinte, mesmo sendo através do PIX.

Pagamento via QR Code. (Foto: Oficina da Net).

Vale a pena saber:

Caso apareça alguma mensagem de erro durante a leitura do QR Code entre em contato com a empresa que emitiu o boleto ou pague com o código de barras.

Clique aqui para ver a mídia