O mercado que se desenvolve na internet se faz promissor e pelo que tudo indica, será a forma de adquirir bens de consumo mais utilizada nos próximos anos. Existem estatísticas que compravam o crescimento do setor e deixa os empresários do ramo em uma situação eufórica.


As lojas de e-commerce faturaram no Brasil 7,8 bilhões de reais apenas no primeiro semestre deste ano e, os 20 milhões de usuários da internet no país, estão se abrindo para a compra por intermédio das lojas online, crescendo assim o número de e-consumidores. A expectativa é de que haja um crescimento astronômico por cada ano, espera-se que para 2011 seja de 50% o crescimento nas compras em lojas virtuais.


Mola Propulsora:


É evidente que o e-commerce tem um diferencial espetacular, onde oferece ao e-consumidor ofertas e produtos que o mercado convencional não pode oferecer. Estas ofertas diferenciais vão desde a apresentação do produto, pagamento e a entrega, tudo muito objetivo e que proporciona melhor custo benefício ao e-consumidor. Para o empresário do ramo de e-commerce, fica fácil de lucrar e vender com determinada precisão, haja a vista, que seu e-consumidor pode estar no conforto do lar, avaliando o produto, conhecendo toda a loja virtual, trocando informações e divulgando o seu negócio. É uma forma muito ágil e eficaz!


Compra Coletiva e Clube de Compras:


Recentemente o e-commerce foi impactado no Brasil com novidades que fizeram acelerar ainda mais às vendas, aliás, os especialistas culpam essas novidades por boa parte desse crescimento tão rápido. Os clubes de Compras e as Compras Coletivas chegaram por aqui após estourarem nos Estados Unidos e revolucionarem o e-commerce por lá. Os primeiros passos destas duas modalidades de compras aqui no país ocorreram a partir de 2006 e desde então tem crescido bastante, embora haja certa diferença entre compra coletiva e clube de compra. Estas duas modalidades despontam com muita força no mercado varejista e possibilita evoluções significantes no e-commerce.

O Clube de Compras é diferente da compra coletiva nos aspectos de que se baseia no cadastramento de um determinado número de pessoas, estas por sua vez, conseguem descontos especiais nas compras, sobretudo, na rede de lojas filiadas. O crescimento não tem sido maior nos clubes de compra, porque existem algumas burocracias, estas por sua vez, começam com uma espécie de indicação e referência para efetuar o cadastro do e-consumidor. Os sites de clube de compras fecham e blindam demais às chances do consumidor, embora ainda consigam manter uma média de cadastros relativamente satisfatória. Os sites deste segmento são Brandsclub, BC Blue, Privalia, Coquelux, Superexclusivo e Sam´s Clube.

Já os sites de Compra Coletiva são mais objetivos e popularizados, eles mantém sua filosofia de trabalho em oferecer promoções inacreditáveis, para todos aqueles que pretendem adquirir, embora o tempo da promoção seja curto e o limite de compradores também. As compras coletivas estão revolucionando o conceito de mercantilismo na internet, levado em consideração os números e estatísticas de mercado. Os sites especializados como Peixe Urbano, Compra3, ClickOn e o Coletivar, lançam promoções de uma determinada loja ou várias, e em menos de 5 horas chegam ao limite das vendas. Um restaurante no Rio de Janeiro ofereceu no site Peixe Urbano um desconto de 62% na compra de crédito de R$ 50 pela bagatela de R$ 19, resultado, em 48 horas vendeu para 1.117 usuários do Peixe Urbano.


Força Comercial:


Juntas essas duas modalidades de vendas na internet está ajudando a manter o índice de lucratividade do e-commerce aqui no Brasil, onde com o advento do crescimento de internautas e o aumento meteórico das vendas, passamos a ter mais conforto na hora de comprarmos com preços super promocionais e no conforto de nossa casa, escritório etc. vale à pena investir em e-commerce tanto para comprar, quanto para vender! Pesquisa realizada recentemente indica que faturamos ao todo no final de 2009, cerca de 21,7 bilhões de reais, o que equivale a 0,69% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.


Recomendações em E-Commerce:


Embora bastante promissor e recheado de lucratividade para consumidor e investidor, alguns problemas podem surgir no e-commerce. No caso dos clubes de compra, por exemplo, será necessária cada vez mais uma avaliação cadastral para identificar e filtrar parceiros que causam transtornos ao cliente em relação à entrega. Geralmente um dos fatores que mais coleciona reclamações é a demora na entrega de alguns produtos adquiridos.