Para quem tem dificuldades em receber uma encomenda em casa, seja pela questão da disponibilidade, localização ou horário, ter um lugar onde buscar os seus pacotes pode ser uma ótima opção. E é pensando nisso, que o Mercado Livre criou as suas agências, nas quais você pode retirar suas encomendas.

Pensando nisso, é fundamental saber como pesquisar onde encontrar essas agências da plataforma, que ficam mais próximas do seu endereço. Infelizmente, não são todas as localidades do Brasil que contam com esse serviço. Por outro lado, para quem tem essa opção pode pagar um frete mais barato para a sua encomenda.

Sendo assim, confira a seguir, como identificar um local de entrega através do site de mapa do Mercado Livre. Em geral, esses locais são lojas ou pontos comerciais.

Quais produtos podem ser retirados em mãos no Mercado Livre?

Em suma, os produtos que são enviados pelo Mercado Envios, seguem a seguinte regra:

  • Não ultrapassar o limite de 50 kg de peso;
  • Além disso, as dimensões são de até 200 cm no maior lado, e 300 cm na soma dos três lados.

Ademais, não podem ser retirados pacotes que estejam molhados; avariados ou em mau estado; mal embalados; sem etiqueta; com etiqueta coberta, dobrada ou danificada; e com mais de uma etiqueta.

Porém, esses cuidados cabem ao vendedor, o qual pode ser penalizado e avaliado depois da retirada da sua encomenda, como qualquer outra compra. Vale destacar ainda, que somente alguns vendedores selecionados pela plataforma, e que se enquadram em alguns requisitos, podem enviar por meio de agências.

Como achar uma agência do Mercado Livre?

Para achar a agência mais próxima de você, siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site do Mercado Livre clicando aqui;
  2. Em seguida, digite o CEP de preferência no campo de busca;
  3. Feito isso, toque sobre as agências na lista lateral para ver a localização no mapa.
No exemplo acima, aparecem as agências do Mercado Livre que estão disponíveis em Porto Alegre.
No exemplo acima, aparecem as agências do Mercado Livre que estão disponíveis em Porto Alegre.

Comprar e buscar o produto

Para retirar uma encomenda no ponto pretendido, você precisa escolher a opção no momento da compra. Nas seções dedicadas a informar o prazo de entrega e frete, vai haver uma opção "Retire em uma agência do Mercado Livre" junto ao valor do frete a ser cobrado. Em geral, essa opção é mais barato que o valor da entrega.

Depois de comparar o valor dos fretes, e ver as agências próximas ao endereço informado, siga com a compra normalmente. Ao se deparar com a tela de "Como você quer receber ou retirar sua compra?", escolha "Retirada em agências do Mercado Livre" e toque em Continuar. Na tela seguinte, escolha a agência mais perto para você e prossiga com a compra normalmente.

Vale ressaltar que é importante se atentar ao prazo e ao frete. Ao final da compra, você vai receber um QR Code que precisa ser apresentado para a retirada da sua encomenda. Como qualquer pessoa com o código pode fazer a retirada, a recomendação é ter cuidado ao guardar e mandar o seu código para alguém.

Ademais, o Mercado Livre ressalta que o compartilhamento do QR Code, assim como a sua posse, é de total responsabilidade do comprador.

Quem pode retirar a encomenda do Mercado Livre?

Além de você, qualquer pessoa que tiver o QR Code, pode retirar a encomenda no seu lugar. Basta apresentar o código. De acordo com o Mercado Livre, o compartilhamento do QR Code, assim como a sua posse, é de responsabilidade do comprador.

Sendo assim, tenha cuidado ao guardar e enviar o seu código para alguém, já que não é exigido, mais nenhuma outra confirmação para a retirada.