Olá. Tudo bem?

Nessa nova série de artigos, irei mostrar como fazer animações com uso de Actionscript. São animações simples, mas que, com sua criatividade, poderão se transformar em ótimos efeitos.

Para começar, irei apresentar o primeiro efeito: MOTION TWEEN

1º Passo) Crie um novo documento do Flash, de preferência no Actionscript 2.0. Desenhe uma bola, e salve-a como MOVIECLIP.




2º Passo) Clique na bola, vá no painel Proprieties, e em Instancie o movieclip com o nome de "bola". Esse tutorial só funcionará se o objeto estiver instanciado.



3º Passo) Crie também quatro botões, chamados respectivamente: "Tween Ida" , "Tween Volta", "Tween UP" e "Tween Down". Esses botões ficarão responsáveis por fazer o controle da animação.



4º Passo) Clique sobre a Bola, e no painel Actions, coloque o seguinte código:



onClipEvent(enterFrame){
//

//defino a velocidade da animação
var tempo:Number = 10;

// _x é o eixo horizontal e _y é o eixo vertical
this._x += (xFinal + this._x)/tempo;
this._y += (yFinal + this._y)/tempo;

}



Para quem não entendeu nada, vou citar um trecho que encontrei num fórum de internet, explicando o que é esse onClipEvent


o onClipEvent (enterFrame) { } é chamado de event. Os comandos dentro dos events, ou eventos, são disparados quando acontece aquilo que o event determina. Por exemplo, esta event é pra quando os quadros estiverem rolando. Então podemos escrever desta maneira pra entendermos:

onClipEvent (enterFrame) { } é como se estivesse escrevendo:
quando (os quadros estiverem rolando, ou as frames 'entrando',) { realizar estes comandos }

o onClipEvent é um evento pra MC, então é referente à uma ação do MC, no caso do enterFrame é pra quandos as frames estiverem passando. Existe tb o load (onClipEvent (load) { }) que é pra só quando o MC for carregado, executar os comandos dentro das chaves.


5º Passo) Prestando atenção na posição do objeto.

No painel Proprieties, você encontra 4 quadrados, muito importantes. H, W, X, Y. H e W são Height e Width, respectivamente, e são responsáveis pelo redimensionamento do objeto. já X e Y representam a posição do objeto no palco do Flash. Utilizaremos esses dois em nossa animação via script.

6º Passo) Inserindo Ações nos botões

Com o botão direito do mouse, sobre cada botão, coloque as respectivas ações:

Botão Tween Ida


on (release){
bola.xFinal = 421;
}



Botão Tween Volta
on (release){
bola.xFinal = 220;
}

Botão Tween UP


on (release){
bola.yFinal = -16;
}



Botão Tween Down


on (release){
bola.yFinal = 82.1;
}



Explicando: bola.xFinal e bola.yFinal fazem referência as variáveis criadas no Action do movieclip. o "bola." faz referência à instância criada.

Os botões "Tween Volta" e "Tween Down" contém os valores de X e Y que determinam o ponto onde o objeto está no palco. Ja os botões "Tween Ida" e "Tween Up" contém os valores para onde o objeto irá se movimentar. Para controlar esse tipo de animação, você deve sempre anotar os eixos X e Y do objeto, e definir onde, nos eixos, seu objeto deverá ficar.

Na próxima, iremos testar o a ampliação dos objetos, pelo Actionscript.

Vou disponibilizar o FLA para vocês testarem.

Forte Abraço

Até lá!