A Canonical, empresa patrocinadora da distribuição Ubuntu, considerada por muitos como a melhor da atualidade, projeta para abril de 2009 uma versão desktop para rodar em netbooks com processadores ARM v.7.

A arquitetura ARM, que tem como principal característica o baixo consumo de energia, está presente em quase 80% da telefonia móvel da atualidade, e em diversos dispositivos portáteis. Esta tecnologia é uma arquitetura de processador de 32 bits e é usado principalmente em sistemas embarcados. Muito usado na indústria e na informática, seu desenvolvimento se deu principalmente para ter o melhor desempenho possível com a limitação de ser simples, ocupar pouca área e ter baixo consumo de energia.

São conhecidos pela sua versatilidade pois possuem poucas instruções para programação. Encontrados em PDAs, telefones celulares, calculadoras, periféricos de computador, equipamentos POS e aplicações industriais.

A parceria entre a ARM e Canonical, trará ao mercado uma tecnologia de microprocessadores com grande velocidade de processamento e baixo consumo de energia, aliado a um sistema operacional confiável e de fácil adaptação, tendo em vista a capacidade intuitiva e atraente do sistema, baseado na plataforma de desenvolvimento Gnome.

Saiba mais em: www.canonical.com