Depois de muita polêmica, na última terça-feira (1), a Apple anunciou novas mudanças às regras da App Store que podem afetar diretamente apps como Netflix, Spotify e ainda outros. De acordo com uma nota oficial divulgada pela empresa, os desenvolvedores de aplicativos poderão incluir links para que os usuários possam se inscrever em serviços de forma externa. Pressionada após investigação, a Gigante de Cupertino teve que ceder, e agora a nova regra será válida em todo o mundo a partir de 2022.

Apple abre concessões para apps como Netflix e Spotify

Realizado por meio de um acordo entre a Apple e a Comissão de Comércio Justo do Japão (JFTC, em inglês), a medida será aplicada em aplicativos que fazem parte da categoria "leitura" (em tradução livre). Em nota, a empresa disse:

"Os aplicativos de leitura fornecem conteúdo adquirido anteriormente ou assinaturas de conteúdo para revistas digitais, jornais, livros, áudio, música e vídeo."

Desta forma, os desenvolvedores de apps desta categoria em específico, não dependerão mais do sistema de pagamentos da App Store, a loja de aplicativos da Apple. Atualmente, não é possível incluir links para que os usuários façam assinaturas fora dos softwares, é necessário realizar dentro da loja de aplicativos.

Dito isso, aplicativos como Netflix, Spotify e até o Kindle, poderão exibir um botão de link externo para que os usuários possam se inscrever em seus respectivos serviços. Mais adiante, a nota ainda informa que, antes da implementação prevista para o começo de 2022, as regras deverão passar por mudanças no processo de revisão da App Store com o objetivo de manter a "experiência segura" em aplicativos da plataforma.

"Embora as compras dentro do aplicativo por meio do sistema de comércio da App Store continuem a ser os métodos de pagamento mais seguros e confiáveis para os usuários, a Apple também ajudará os desenvolvedores de aplicativos de leitura a proteger os usuários quando eles os vincularem a um site externo para fazer compras."

Sem flexibilização

Embora a Apple não tenha sido claro ao que e quanto poderão ser exibidos esses links externos, é possível que não haja uma flexibilização geral. De acordo com o 9to5Mac, as mudanças não serão aplicadas em compras regulares dentro de apps ou até mesmo de aplicativos e por isso, fica difícil saber se haverá alguma restrições para a comunicação desses preços e outros métodos de pagamento.

Fonte: The Verge e 9to5Mac