Depois de muitos pedidos por parte dos usuários do iPhone, o Nubank finalmente anunciou hoje que está trazendo o Apple Pay para todos os seus clientes que possuem cartão de crédito e/ou débito. No final do ano passado a fintech chegou a colocar a "Apple Pay" em meio a um jogo de palavra-cruzada, dando a entender que a empresa traria a funcionalidade, embora não se soubesse quando. Agora, felizmente o banco digital está trazendo para os usuários do iOS a opção de pagar suas compras utilizando o "roxinho" com a carteira digital da Apple.

A novidade para pagamentos por aproximação utilizando o sistema da Apple está chegando aos poucos para os usuários, mas em breve todos os clientes do Nubank terão acesso ao Apple Pay. Enquanto a novidade não chega, saiba que já é possível encontrar informações na seção de ajuda do aplicativo para saber como prosseguir ao receber a opção de pagamento no celular.

Sobre o Apple Pay

O Apple Pay é um serviço de pagamento desenvolvido pela Apple que permite o cadastro de um cartão de crédito ou débito para compras online e em lojas físicas através do NFC. Trata-se de uma carteira digital ("digital wallet", "e-Wallet" ou "wallet mobile"), onde através de seu sistema, aceita que o usuário faça compras através de um celular, tablet ou smartwatch (utilizando o NFC em todos os casos).

Quais as vantagens de utilizar o Apple Pay?

Ao utilizar o Apple Pay o usuário não precisará mais digitar a senha nas maquininhas de cartão dos estabelecimentos, ou seja, não haverá contato físico, algo importante atualmente com a pandemia de COVID-19 ocorrendo. Além disso, como não há a necessidade de utilizar notas ou moedas, há um ganho em praticidade e agilidade no processo de pagamento.

Caso você esteja preocupado com a segurança na realização dos pagamentos com o Apple Pay, saiba que eles são feitos somente com a sua autorização através das tecnologias Face ID e Touch ID, desenvolvidas pela Apple.

Como utilizar o cartão Nubank com o Apple Pay?

Para cadastrar o cartão do Nubank no Apple Pay em seu iPhone, iPad ou Apple Watch, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Na tela inicial do app Nubank, acesse "Meus cartões"

Passo 02: Informe se você quer adicionar um cartão físico ou virtual (sim, é possível criar vários cartões virtuais no app do Nubank)

Passo 03: Selecione o botão "Configurar" e em seguida aperte em "Adicionar ao Apple Pay".

Passo 04: Agora você será redirecionado ao aplicativo Wallet. Siga as instruções até chegar na tela de finalização do processo.

Observação: Caso queira deixar o cartão do Nubank como principal, basta abrir o app Wallet, pressionar e segurar o dedo na imagem do cartão do Nubank e arrastá-lo para ficar na frente de todos os seus cartões.

Como vou saber se o estabelecimento aceita o Apple Pay

Todo local que possuir uma maquininha que aceita pagamentos por aproximação (contactless), automaticamente irá aceitar o Apple Pay. Além das lojas físicas, o Apple Pay também é aceito em sites de venda online (e-commerce) e aplicativos.

Imagens que geralmente aparecem onde aceitam o Apple Pay.
Imagens que geralmente aparecem onde aceitam o Apple Pay. Fonte: Nubank

Como pagar com o iPhone utilizando o Apple Pay

Siga o passo a passo abaixo para realizar um pagamento com o Apple Pay através de seu iPhone.

Passo 01: Abra o aplicativo Wallet.

Passo 02: Selecione o cartão Nubank (caso ele esteja como principal, basta apertar duas vezes no botão lateral do iPhone).

Passo 03: Olhe para a tela do celular para realizar a autenticação através do Face ID.

Passo 04: Mantenha a parte de cima do celular próximo da maquininha até aparecer o OK.