O PIN do chip de operadora de celular é mais uma camada para dificultar o roubo de dinheiro das contas do usuário. É uma camada de segurança que ao ser reiniciado, desligado ou mesmo trocar o chip para outro celular, será exigido esse PIN para iniciar os dados móveis do celular. Veja como ativar no seu.

Atenção! Lembre-se que toda vez que reiniciar o celular, ou trocar o chip para outro aparelho, será necessário colocar esse novo PIN que vamos ajudá-lo a configurar. Esse PIN é uma senha pessoal, que você deve lembrar.

Como ativar o PIN do chip no iPhone

Vamos agora ver a configuração no iPhone.

Passo 1: Abra as configurações

Vá em configurações, logo após entre no menu CELULAR. Ao acessar o menu conseguirá ver a opção PIN do SIM.

Passo 1
Passo 1

Passo 2: Ative o PIN do SIM

Agora é o passo para ativar, veja no print abaixo que você vai encontrar o PIN do SIM desativado. Agora ative o PIN. Nesse momento será exigido que você adicione um PIN já existente, se você nunca alterou, o PIN é um padrão do CHIP da operadora. Cada operadora tem um número padrão. No final deste tutorial eu indico as principais operadoras e seu PIN padrão.

Atenção! Não tente adivinhar o código PIN, você pode bloquear o CHIP de forma permanente.

Passo 2
Passo 2

Passo 3: Alterar o PIN

Feito o PIN padrão, agora aperte no botão Alterar PIN. Vai abrir a tela solicitando o PIN atual, mesmo que você digitou antes para poder habilitar a opção, logo após terá uma tela igual para você digitar o novo PIN e mais uma para confirmar o PIN digitado.

Passo 3
Passo 3

Como ativar o PIN do chip no Android

Agora vamos ver a configuração no Android.

Passo 1: Abra as configurações

No Android pode variar a forma que você encontra esse menu, o padrão é ir em Segurança e Local, depois abra a opção Privacidade, você vai encontra o menu Bloqueio do Chip.

Passo 1 Android
Passo 1 Android

Você pode também pesquisar na barra de pesquisa das configurações.

Passo 2: Ativar o bloqueio de chip

O segundo passo é bloquear o chip, ao marca a opção, será solicitado para colocar um PIN já existente, se você nunca alterou, o PIN é um padrão do CHIP da operadora. Cada operadora tem um número padrão. No final deste tutorial eu indico as principais operadoras e seu PIN padrão.

Atenção! Não tente adivinhar o código PIN, você pode bloquear o CHIP de forma permanente.

Passo 2 no Android
Passo 2 no Android

Passo 3: alterar o PIN

Agora você precisa alterar esse PIN para um que você vai lembrar. Para alterar, pressione o botão Alterar PIN do chip. Será solicitado para você preencher o PIN existente, logo após a mesma tela para preencher o novo PIN e por fim uma tela para confirmar o PIN.

Passo 3 no Android
Passo 3 no Android

Pronto, agora você está com o PIN alterado e somente você sabe essa senha, mais uma camada para proteger seu celular.

PIN padrão das operadoras

  • Código PIN padrão da Claro: 3636
  • Código PIN padrão da Oi: 8888
  • Código PIN padrão da TIM: 1010
  • Código PIN padrão da Vivo: 8486