Há uma semana atrás, a Apple anunciou que implantará em breve em seu serviço de streaming de música, o Apple Music, a transmissão de áudio lossless. Entretanto, infelizmente a empresa declarou logo em seguida que os AirPods Pro, AirPods Max e o HomePod mini não suportariam a reprodução do áudio sem perdas. Neste final de semana, a empresa tentou esclarecer a questão em sua página de suporte.

No último sábado a Apple adicionou em sua página de suporte explicações sobre a questão do áudio sem perdas, explicando o que é, como funciona e onde ter acesso a eles (incluindo seus produtos). Nesta publicação, é dito que em breve, através de uma atualização de software, a empresa faria com que o HomePod e o HomePod mini ganhassem suporte ao áudio lossless.

Atualmente, de acordo com o The Verge, os HomePods podem transmitir somente o áudio espacial com Dolby Atmos (outra novidade anunciada pela Apple junto com o lossless).

Serviços de streaming e o áudio lossless

Como você já deve ter percebido, o streaming de músicas está começando a se voltar para o áudio de alta fidelidade. Tudo começou com a ideia do Tidal em 2014, mas demorou cerca de 4 anos para surgir algum grande serviço que adotasse a mesma visão, surgindo então, em 2018, o plano Deezer Hi-fi, porém, 1 anos depois, em 2019, tivemos um aumento no ritmo com o Amazon Music HD, seguido pelo Spotify e a Apple, que anunciaram a chegada da transmissão lossless para este ano, 2021.

Artigos recomendados para leitura:

Transmissão Bluetooth é o que limita a transmissão do áudio lossless

Essa limitação já era de se esperar para os fones de ouvido True Wireless (TWS) AirPods e AirPods Pro devido a conexão Bluetooth e a utilização do codec de áudio AAC, que possui um limite muito baixo de bitrate. O ideal seria utilizar codecs como o aptX HD, LDAC e UAT, onde é possível obter uma capacidade de transmissão de até 1200kbps.

Artigos recomendados para leitura:

O que a Apple diz sobre o suporte ao áudio lossless (sem perdas)

De acordo com a publicação da Apple em sua página de suporte sobre o áudio lossless, temos as seguintes perguntas e respostas:

Posso ouvir áudio sem perdas usando AirPods, AirPods Pro ou AirPods Max?

Os fones de ouvido sem fio AirPods, AirPods Pro, AirPods Max e Beats usam o codec Bluetooth AAC da Apple para garantir excelente qualidade de áudio. As conexões Bluetooth não suportam áudio sem perdas.

Posso ouvir áudio sem perdas por Bluetooth?

Vamos entregar música usando compressão de áudio sem perdas para o seu iPhone, iPad, Mac e Apple TV. Lossless será reproduzido normalmente em alto-falantes e fones de ouvido Bluetooth. No entanto, as conexões Bluetooth não suportam áudio sem perdas.

Posso ouvir áudio sem perdas no meu HomePod ou HomePod mini?

HomePod e HomePod mini atualmente usam AAC para garantir excelente qualidade de áudio. O suporte para lossless está chegando em uma atualização de software futura.

Posso ouvir áudio sem perdas usando o adaptador de tomada de fone de ouvido Lightning para 3,5 mm da Apple?

sim. O adaptador de fone de ouvido Lightning para 3,5 mm foi projetado para transmitir áudio do conector Lightning do iPhone. Ele contém um conversor digital para analógico que suporta áudio sem perdas de até 24 bits / 48 kHz.

Posso ouvir áudio sem perdas usando o cabo de áudio AirPods Max Lightning para 3,5 mm?

O cabo de áudio Lightning para 3,5 mm foi projetado para permitir que o AirPods Max se conecte a fontes analógicas para ouvir filmes e música. O AirPods Max pode ser conectado a dispositivos que reproduzem gravações Lossless e Hi-Res Lossless com qualidade de áudio excepcional. No entanto, dada a conversão analógico-digital no cabo, a reprodução não será completamente sem perdas.

Qual conteúdo não está disponível em áudio sem perdas?

  • Rádio de transmissão
  • Rádio ao vivo e conteúdo sob demanda da Apple Music 1, Apple Music Hits e Apple Music Country
  • Videoclipes

Posso baixar novamente minhas compras do iTunes sem perdas?

Se você assinar o Apple Music, poderá baixar novamente a música sem perdas apenas no catálogo do Apple Music.