O novo sistema operacional da Apple, o iOS 12 tem como principal objetivo, segundo a companhia, trazer melhorias de desempenho e recursos incríveis para iPad e iPhone. Com isso, novos recursos chegam ao app Fotos para ajudar a redescobrir as suas fotos e compartilhá-las. Em relação aos Animojis, a Apple apresenta um novo tipo mais personalizável, os Memojis, tornando assim, as mensagens ainda mais expressivas e divertidas.

Já o recurso Tempo de Uso tem como objetivo auxiliar o usuário e a sua família a controlar melhor o tempo em frente a tela do aparelho. A Siri ganha atalhos ainda mais rápidos para executar as tarefas, permitindo que qualquer aplicativo funcione com ela.

Por outro lado, a realidade aumenta permite que desenvolvedores criem experiências de RA compartilhadas. No aspecto privacidade e segurança, novos recursos ajudam a impedir que o usuário seja rastreado na web.

No que tange o desempenho, os dispositivos compatíveis com iOS, que vão desde o iPhone 5s até iPad Air, notarão mudanças em relação a câmera, que abrirá 70% mais rápido, o teclado que aparecerá 50% mais rápido e a digitação será mais responsiva, além das demais modificações no que diz respeito aos seguintes tópicos:

Notificações

As notificações do mesmo app são agrupadas de maneira automática para ajudar no gerenciamento das notificações. O Gerenciamento Instantâneo permite controlar os ajustes de notificações diretamente na tela bloqueada. Já a nova opção "Receber em Silêncio" envia notificações silenciosas diretamente para a Central de Notificações sem interromper o usuário.

Siri

Os Atalhos da Siri proporcionam uma maneira mais rápida de realizar as tarefas, o que permite que todos os apps funcionem com a Siri. Para adicionar atalhos utilize o botão "Adicionar à Siri" em apps compatíveis, ou então em Ajustes, depois em Siri e Busca. Vale ressaltar que a Siri sugere atalhos na tela bloqueada e na busca. Também é possível verificar os resultados de automobilismo, programação, estatísticas e classificações para Fórmula 1, Indy 500, Nascar e MotoGP.

Você também pode utilizar a Siri para fazer busca de fotos por horário, viagens recentes, localização, pessoas, tópico, recursos para encontrar as fotos. Além disso, também é possível traduzir expressões em mais idiomas.

Câmera

O novo iOS 12 vem com melhorias no modo Retrato com o objetivo de preservar os detalhes entre o objeto e o fundo ao usar efeitos de Luz de Palco e de Luz de Palco Mono. Para facilitar o escaneamento, códigos QR são destacados na tela da câmera.

Mensagens

Para tornar as mensagens ainda mais expressivas com personagens divertidos, chega com o novo sistema operacional da Apple, os Memojis, um novo tipo de Animojis personalizável. Entre os Animojis, foram incluídos um tiranossauro rex, uma fantasma, um coala e um tigre. Os Menojis, assim como os Animojis podem piscar os olhos ou então mostrar a língua.

Crie um Memoji com a sua personalidade
Crie um Memoji com a sua personalidade

Além disso, novos efeitos de câmera também trazem Animojis, efeitos de texto, pacotes de adesivos para iMassage, filtros e formas para vídeos e fotos para que o usuário possa capturar no app Mensagens. Agora, as gravações de Animojis podem ser efetuadas por até 30 segundos.

Bolsa

Através de um novo design é possível conferir de maneira fácil os preços das ações, assim como verificar os gráficos interativos e notícias do iPhone e iPad. Entre as listas de ações estão inclusas as linhas codificadas por cor que permitem análise rápida do desempenho diário.

É possível conferir cada ação em um gráfico interativo, além de conferir detalhes importantes como preço após o fechamento, volume de negociações, entre outras.

Gravador

Para facilitar o uso, o gravador conta com um novo design. O iCloud assegura a sincronização de todas as suas gravações e edições, em todos os seus dispositivos. Disponível no iPad com compatibilidade para a orientação vertical e horizontal.

TV

Com novo sistema é possível obter notificações de filmes e programas de TV assim que estiverem disponíveis na seção "Seguintes". Também é permitido compartilhar filmes, programas de TV e eventos esportivos favoritos com links universais.

Tempo de Uso

Suas notificações sob controle, os Ajustes instantâneos visam diminuir as interrupções no decorrer do dia. Agora, com o iOS 12 é possível gerenciar suas notificações diretamente na tela bloqueada, enviando alertas de apps específicos para a Central de Notificações ou desativá-los por completo.

Maior controle sobre o tempo
Maior controle sobre o tempo

O iOS 12 também traz mais opções de gerenciamento de suas notificações, como nos casos em que você não deseja ser interrompido por nada, com nenhum alerta, nenhuma ligação ou então nenhuma mensagem, para isso, existe a opção "Não Perturbe" para determinadas situações ou ocasiões especificas. Sendo assim, no término do evento ou ao sair do lugar em que não queria ser perturbado, o recurso passa a ser desativado de forma automática.

Além disso, o Tempo de Uso visa auxiliar você e sua família a descobrir quanto tempo ficam em frente a tela do seu aparelho. O recurso permite visualizar quanto tempo o usuário passa acessando apps, visitando sites, ou seja, utilizando o aparelho.

Medida

Um novo app de realidade aumentada para medição de espaços e objetos. O usuário pode desenhar linhas sobre superfícies ou em um espaço livre para medir, sendo assim, basta tocar no rótulo de uma linha para verificar as informações. De maneira automática, também é possível medir objetos retangulares. Ainda há a possibilidade de capturar, compartilhar e marcar capturas de telas de suas medições.

Privacidade e Segurança

No quesito privacidade e segurança, a prevenção de rastreamento inteligente no Safari impede que botões incorporados de conteúdo e mídias sociais rastreiem a navegação entre sites sem a sua permissão. Há também redução da capacidade de anunciantes identificarem dispositivos iOS com exclusividade para suprimir o direcionamento de anúncios.

São sugeridas de forma automática, senhas fortes e exclusivas para criar uma conta ou então alterar uma senha no safari e na maioria dos aplicativos.  No caso de senhas reutilizadas, as mesmas são sinalizadas em Ajustes, após em Senhas e Contas.

Já o preenchimento automático de códigos de segurança, são enviados por intermédio de SMS sugeridos na barra QuickType. É possível compartilhar senhas com contatos através do AirDrop, em Senhas, após Contas dos Ajustes. Além disso, a Siri permite navegação rápida para uma senha em um dispositivo autenticado.

Apple Books

Novo design para livros e audiolivros. Na seção "Lendo Agora" fica fácil retornar ao livro que está lendo e encontrar sugestões sobre o que ler em seguida. Existe também a opção de adição de livros a nova coleção "Quero Ler".

Apple Podcasts

Com a atualização, Apple Podcasts passa a ser compatível com os capítulos de programas que os incluem. Através dos botões avançar ou retroceder no seu carro ou no fone de ouvido, poderá avançar 30 segundos ou então para o próximo capítulo. Na tela Ouvir Agora é possível gerenciar as notificações de novos episódios.

Acessibilidade

A função Ouvir ao Vivo também passa funcionar com AirPods, para ouvir com maior clareza. As ligações telefônicas RTT agora funcionam com a AT&T. Já o recurso Falar Seleção, para ler o texto, permite utilizar a voz da Siri.

Realidade Aumentada

As experiências de realidade aumentada podem ser compartilhadas e associadas a determinados locais do mundo real. Com isso, o conteúdo criado por você poderá ser visto por outra pessoa quando for ao mesmo local.  Também é possível fazer o reconhecimento de objetos em 3D, o ARKit 2 consegue reconhecer objetos e posição dos aparelhos, e com isso, pode utilizar estes detalhes para incorporar objetos em experiências de realidade aumentada.

ARKit 2 permite que desenvolvedores criem experiências envolventes de realidade aumentada, onde pessoas participem.
ARKit 2 permite que desenvolvedores criem experiências envolventes de realidade aumentada, onde pessoas participem ao mesmo tempo.

Já o reconhecimento do rosto visa identificar para qual local você está olhando, assim como consegue identificar quando você está piscando ou coloca a língua para fora. Também há o reflexo de cena, onde a realidade aumentada é ainda mais realista, permitindo que objetos virtuais reflitam o mundo real na câmera.

Já o formato de arquivo USDZ possibilita aos designers a criação de conteúdo e animações 3D otimizados para dispositivos móveis.

Face Time

  1. FaceTime em Grupo: Realize chamadas FaceTime com até 32 participantes ao mesmo tempo.
  2. FaceTime com áudio e vídeo: Chamadas FaceTime podem ser atendidas em Grupo com áudio ou vídeo no iPhone, iPad e Mac ou com áudio no Apple Watch.
  3. Visualização em foco: Durante o FaceTime em Grupo, quem estiver falando aparece automaticamente em destaque. Com a Visualização em foco, você pode escolher com dois toques quem aparece em destaque.
  4. Entre a qualquer hora: Entre ou adicione alguém quando quiser a uma chamada FaceTime em Grupo.
  5. Notificação sem som: O FaceTime em Grupo envia uma notificação silenciosa na qual os participantes podem tocar para entrar.
  6. Integração com o Mensagens: Inicie um FaceTime em Grupo a partir de uma conversa do Mensagens. Você também pode ver e participar de chamadas em andamento a partir da lista de mensagens ou da própria conversa.
  7. Animoji: é possível dar vida ao seu Animoji ou Memoji favorito nas chamadas FaceTime.
  8. Filtros: Mude seu visual usando os filtros incluídos, como quadrinhos, preto e branco clássico e aquarela.
  9. Efeitos de texto: Adicione efeitos de texto, como emojis e balões de fala, a fotos ou vídeos.
  10. Formas: Destaque suas fotos e vídeos com estrelas, corações, setas e outras formas.
  11. Pacotes de stickers para iMessage: Baixe pacotes de stickers para iMessage na App Store e dê vida às suas fotos e vídeos. Os stickers acompanham o movimento do seu rosto e se movem com você.
  12. Criptografia privada de ponta a ponta: O FaceTime tem criptografia de ponta a ponta nas chamadas individuais e em grupo: suas conversas permanecem privadas e só podem ser vistas pelos participantes.

Demais recursos

  • Novo sistema traz compatibilidade do CarPlay com aplicativos de navegação de terceiros.
  • Em Ajustes, a tabela de uso de bateria, demonstra o consumo nas últimas 24 horas ou 10 dias. Para ver o consumo do app nos períodos toque na barra.
  • O teclado QuickType pode ser transformado em um trackpad em aprelhos sem 3D Touch, para isso, mantenha a barra de espaço pressionada.
  • No iPad, foram adicionados novos gestos para navegação. Abra a tela de Início deslizando para cima da parte inferior da tela. Além disso, deslize do canto superior direito para abrir a Central de Controle.
  • Os dicionários bilíngue árabe-inglês, bilíngue hindi-inglês e hebraico foram adicionados. Além destes, também há um dicionário de sinônimos do inglês.
  • Mais opções de marcação, como mais opções de cor, espessuras de linha e grau de opacidade para cada ferramenta quando realizar marcações em PDF, desenhar no notas ou em uma captura de tela.
  • Favicons do Safari no iPad, podendo visualizar ícones pequenos de cada site nas abas do Safari, identificando os abertos.
  • Atualização automática de software, opção permite que as atualizações do sistema iOS sejam efetuadas de maneira automática.

O iOS 12 é compatível com os seguintes aparelhos:

iPhone

iPad

  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração)
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração)
  • iPad Pro de 10,5 polegadas
  • iPad Pro de 9,7 polegadas
  • iPad (6ª geração)
  • iPad (5ª geração)
  • iPad Air 2
  • iPad Air
  • iPad mini 4
  • iPad mini 3
  • iPad mini 2

iPod

  • iPod touch (6ª geração)