Oficina da Net Logo

TODAS as novidades do iOS 12

iOS 12 será disponibilizado ainda esse mês para os usuários. Ansioso para testar todas as novas features? Não sabe o que vai ter de novo? Então confere esse superpost

Por | @Evilmaax Apple

A Apple mal fez o anúncio do seu novo sistema operacional para iPhones, iPads e iPods na WWDC (Worldwide Developers Conference) e o pessoal já tá que não se aguenta de ansiedade pra colocar as mãos no novo iOS 12 e conferir as novidades.

Se você é um desenvolvedor registrado na Apple já deve estar testando tudo que o sistemas oferece, mas se não, uma má notícia: vai ter que aguentar até o dia do lançamento da primeira versão pública e estável (sem data definida, mas que deve ser lá pelo final de junho caso siga o padrão dos anos anteriores).

E se você não vê a hora de baixar a atualização para conferir todas as novidades embarcadas no iOS 12, então se liga nesse compilado que nós fizemos com tudo que a Apple já divulgou até aqui sobre o seu novo sistema operacional.


Performance

O tópico mais importante, sem dúvidas. Afinal, quem tem um iPhone sabe que a cada novo sistema lançado surge aquela velha dúvida: Atualizo ou não atualizo meu aparelho? Se você atualizar vai ter todos os últimos recursos na ponta dos dedos (literalmente), mas corre o risco de ficar com um smartphone tão lento que dá vontade de fazer o downgrade na hora.

Nenhum mistério até aqui. De um ano para o outro (intervalo entre as versões do sistema operacional) novos iPhones são lançados e, nada mais natural do que a última versão do SO tenha funções que exijam mais recursos do hardware. O problema é que enquanto o novo iPhone está pronto para rodar as novidades, o seu aparelho antiguinho parou no tempo e vai sofrer para dar conta desses recursos para o qual ele não está preparado.

Bom, mas segundo a Apple, esse é um problema do passado. Com o iOS 12 ocorrerá justamente o contrário: Os aparelhos antigos que atualizarem ficarão mais rápidos do que agora, rodando o iOS 11.

Atualização deixará dispositivos antigos mais rápidosAtualização deixará dispositivos antigos mais rápidos

Mais rápido e mais responsivo

Sim, você que é o feliz proprietário de um iPhone antigo já pode ir comemorando, pois como dissemos na introdução desse tópico, o novo sistema operacional vai dar um novo sopro de vida ao seu telefone. Após concluir o update você fará suas tarefas mais rápido do que nunca já que o iOS 12 foi projetado para melhorar o desempenho em dispositivos antigos, desde o iPhone 5s e o iPad Air até os aparelhos mais recentes.

Animações mais suaves

As animações do sistema estão mais agradáveis. Coisas como abrir o Centro de Controle puxando a tela de baixo para cima, deslizar uma página enquanto executa várias tarefas ao mesmo tempo ou passar entre os aplicativos abertos está mais fluido e ágil.

Lançamento de aplicativo até 40% mais rápido*

Sabe quando você toca em um aplicativo e ele demora para abrir? Agora o tempo entre encostar o seu dedo no ícone e o app estar pronto para uso está menor do que nunca. Além disso, quando você estiver usando os recursos multitarefa entre aplicativos, eles são iniciados até duas vezes mais rápido.

Teclado até 50% mais rápido*

Quando você for usar o teclado em algum app, site ou qualquer coisa que precise de um teclado para digitação ele vai aparecer mais rápido e oferecerá uma digitação mais responsiva.

Deslize até 70% mais rápido para abrir a câmera*

Deslizar para a esquerda e acessar a câmera a partir da tela de bloqueio agora está bem mais rápido. Tudo para que você não perca o momento certo da foto (eu sou o campeão de perder momentos legais dos gatos porque a câmera demora pra abrir).

Até 2x mais rápido para acessar a tela de compartilhamento*

Uma das tarefas mais árduas para o meu ultrapassado iPhone 6 (64 GB) é compartilhar um arquivo recebido no Whatsapp com o Messenger, por exemplo. Agora o processo será mais rápido do que nunca, inclusive, se você tiver muitas formas de compartilhamento instaladas.

* Os resultados dos testes de velocidade foram obtidos em comparação com um iPhone 6 rodando iOS 11.4

Aparelhos que receberão o iOS 12 são os mesmos que receberão o iOS 11Aparelhos que receberão o iOS 12 são os mesmos que receberão o iOS 11


Tempo conectado

Cada vez mais as pessoas estão admitindo estarem viciadas em smartphones e as empresas, que não são bobas, estão tentando mudar isso, afinal, ninguém quer vender um produto que é visto como algo prejudicial à saúde de seus usuários. Este foi um ponto bastante discutido no WWDC 2018.

Se a Apple até então tinha apenas o Night Shift em seu sistema (aquela opção que regula as cores da tela para não tirar o sono de quem mexe no smartphone na hora de dormir) agora ela correu atrás do tempo perdido e tratou de incluir diversas melhorias no novo sistema operacional, inclusive para controlar o tempo que seus filhos usam apps e ficam expostos à internet.

Tempo de tela

A Apple não explicou bem quais serão elas e como irão funcionar, porém novas ferramentas estarão presentes no iOS 12 para permitir que você entenda como passa seu tempo no celular e possa decidir se deve ficar menos tempo em aplicativos e sites.

Para crianças

Mais importante do que não perder demasiado tempo no celular é garantir que crianças não se percam entre um app e outro e prejudiquem o desempenho escolar, por exemplo. Por isso agora será possível usar as credenciais da Apple da sua família para definir um limite de tempo que seus filhos podem ficar online ou em algum app específico checar há quanto tempo eles estão online naquele dia.

O sistema ainda inclui a possibilidade das crianças solicitarem mais tempo ao responsável. Apps específicos, como aplicativos escolares e o próprio iBooks, podem ser configurados para tempo irrestrito de atividade.

Relatórios de atividade

Outro ponto chave que a empresa aposta para alcançar o objetivo de ter pessoas menos dependentes de celular é gerar relatórios semanais com tempo de uso de aplicativos, quantidade de notificações e informações gerais sobre o desempenho do aparelho; se desejável o usuário poderá, a qualquer momento, visualizar essas informações a respeito do dia atual.

Tempo de inatividade

Defina um horário específico - como a hora de dormir - e a partir de então apps e notificações serão bloqueados. Digamos que você acorde no meio da noite e queira checar a hora no celular; agora não irá mais aparecer aquele mooooonte de notificações que vão te despertar e tirar o sono. Com esse recurso ativado o que será exibido é apenas a hora. Nem mesmo o papel de parede com suas cores e tudo mais será exibido; em seu lugar um fundo totalmente preto. Você pode escolher quais aplicativos estão dentro e fora dos limites, é claro.

Da esquerda à direita: FaceTime em grupo, compartilhamento de álbuns e relatório de uso do smartphoneDa esquerda à direita: FaceTime em grupo, compartilhamento de álbuns e relatório de uso do smartphone


Notificações

Com o passar do tempo e popularização dos apps nós passamos a conviver também com as notificações. Às vezes chegam coisas de um aplicativo que você nem sabia que estava instalada no celular, não?

E não me refiro somente às notificações eventuais, como aquela do seu banco roxinho preferido quando é feita uma compra no cartão de crédito, mas também àquelas que mais parecem spam mesmo. Quem nunca passou pela situação de descuidar do celular por 5 minutos e quando voltou tinha uma lista de 100 mensagens daquele grupo do WhatsApp na tela inicial?

Agora a Apple quer corrigir isso.

Notificações agrupadas

Threads de mensagens, como no caso de uma conversa do Messenger bombando, e tópicos de notificação diversos agora são agrupados por aplicativo. Android já tem isso há algum tempinho, mas sabe como é: melhor tarde do que nunca.

Na prática funciona assim: Mesmo que você tenha suas 20 notificações de WhatsApp te esperando no celular elas não vão mais estar poluindo a tela inicial e ocultando aquela chamada perdida que você deveria ter visto e que está em algum lugar no meio de tudo aquilo. A tela inicial mostrará um tópico para cada aplicativo que tiver notificações e basta você clicar nele para que elas sejam exibidas uma a uma.

Ajuste instantâneo

Esqueceu de configurar as notificações de um determinado app? Agora não precisa ir até os ajustes e ficar procurando pela opção correta. Você poderá controlar suas configurações de notificação no momento em que receber um alerta, sem precisar deixar o que está fazendo.

Silêncio total

Mas se você não quiser mesmo receber notificações poderá ativar silenciá-las por padrão na Central de Notificações.

Sugestões de notificação da Siri

Receba sugestões do assistente pessoal da Apple com base nos apps que usa e no modo como interage com suas notificações. Ela vai aprender quais notificações são importantes para você e devem ser exibidas rapidamente e quais devem ser enviadas para a Central de Notificações sem pena.

Notificações agrupadas na prática; antes e depoisNotificações agrupadas na prática; antes e depois

Alertas críticos

Com o iOS 12 será introduzido um novo tipo de alerta dedicado às informações importantes, como relatórios do app de saúde enviados por algum laboratório, por exemplo (sim isso é normal nos EUA, por exemplo). Essas notificações não são silenciadas e você receberá mesmo durante o modo Não perturbe.

Novidades para o não perturbe

E por falar no modo Não Perturbe, ele também ganhou novidades. Agora ele diminui o brilho da sua tela e silencia as notificações durante a noite até que você desbloqueie o aparelho pela manhã. Além disso será possível configurá-lo para desativar o modo e voltar ao normal em uma hora específica, no final do dia, quando você sair de um determinado local ou no final de uma reunião em seu calendário.


Câmera

Não dá para negar que o fator "câmera" é algo decisivo nas configurações dos aparelhos e quase sempre influencia diretamente uma compra. Mas não é só hardware que importa para uma boa captura; o software é tão importante quanto.

E, embora, a Apple não tenha as maiores configurações de abertura de lente ou número de pixels absoluto por captura, as fotos clicadas pelos iPhones dificilmente são batidas pela concorrência; tudo por conta da otimização de software que é sem igual. E mais uma vez o iOS 12 não vai deixar aqueles que gostam de fotografia desapontados.

Melhor iluminação de retrato

As fotos no modo retrato estão melhores do que nunca. Com o novo software a câmera irá gerar uma "máscara" quando detectar uma pessoa e inteligentemente irá separá-la do fundo da cena.

API de segmentação de retrato

Graças a uma nova API criada por desenvolvedores não filiados à Apple agora é possível a separação de uma foto em camadas, como, por exemplo, separar o segundo plano do primeiro plano.

Leitor de código QR aprimorado

A câmera agora destaca os códigos QR capturados, facilitando a digitalização.


Fotos

E de nada adianta fotos melhores se o sistema de armazenamento não evoluir na mesma proporção. Por isso que ao fazer uma busca por imagens presentes na biblioteca de imagens os resultados serão melhores do que nunca.

O recurso de busca inteligente foi introduzido no iOS 10 e desde então é uma das minhas coisas favoritas do sistema operacional da Apple. Ansioso por testar os novos algoritmos do iOS 12.

Aba For You (Para Você)

Com o novo sistema operacional está sendo introduzido um local comum de destino para as suas memórias, atividades do álbum compartilhado e os melhores momentos da sua biblioteca. As novas fotos em destaque e as sugestões de efeitos mostram de forma inteligente suas melhores fotos e propõem os efeitos mais adequados para torná-las ainda mais incríveis.

Sugestões de compartilhamento

O Fotos entende quando você fez algo significativo, como uma viagem ou a participação em um evento, e sugere que você compartilhe as fotos com as pessoas que dividiram estes momentos com você e que também aparecem nelas.

E se você receber fotos de alguém, o dispositivo irá procurar fotos na sua biblioteca do mesmo evento e sugerir que você compartilhe as suas fotos daquele dia com a pessoa, fazendo com que todo mundo tenha todos os cliques daquela ocasião.

Comparação da foto tirada com o iPhone 8 Plus e o Galaxy Note 8 da Samsung. <a onclick="_gaq.push(['_trackEvent', 'link_externo', 'de_post-POSTURI', 'para_url_https://www.youtube.com/watch?v=deHeuTAOBUI']);"   href="https://www.oficinadanet.com.br/redirect.php?tipo=postout&urlout=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DdeHeuTAOBUI" rel="nofollow"  target="_blank">Fonte aqui</a>Comparação da foto tirada com o iPhone 8 Plus e o Galaxy Note 8 da Samsung. Fonte aqui

Sugestões de pesquisa inteligente

As buscas por imagens estão ainda melhores agora que o sistema pode sugerir eventos, pessoas, lugares e dias similares de modo inteligente para que você encontre as fotos pretendidas mesmo antes de terminar de digitar

Pesquisa de lugares, eventos e palavras-chave múltiplas

Pesquise fotos com base nos locais ou empresas em que esteve quando os tirou, seja uma categoria geral, como "restaurante japonês" ou um local específico, como "Restaurante ABC de comida italiana" ou ainda por um evento específico, como "Campus Party 2018", por exemplo.

Mas talvez o que seja mais legal para esta atualização é a possibilidade de obter resultados ainda melhores ao fazer pesquisas com múltiplas palavras-chave, como "surfe", "praia" e "férias".

Importação aprimorada e suporte a fotos RAW

Se você usa os dispositivos da Apple profissionalmente agora vai poder importar fotos e vídeos da sua câmera com muito mais facilidade. Além disso será possível importar e gerenciar fotos em formato RAW, que são geradas por algumas câmeras e possuem detalhes mais profundos, maior fidelidade de cores, etc. Após importá-las você poderá editar diretamente no iPad Pro.

Guia Álbuns redesenhada

Após passar por um "redesign" a aba com os seus álbuns existentes e compartilhados promete estar mais amigável e fácil de encontrar o que deseja.


Siri

Assim como a realidade aumentada e virtual - que veremos mais abaixo - as assistentes pessoais são uma tendência que as marcas investem cada vez mais. A Samsung tem a Bixby, a Amazon tem a Alexa, a Microsoft tem a Cortana, o Google tem... o Google (sim, é esse o nome do assistente, ou melhor, o "não nome" do assistente) e a Apple tem a Siri.

Detalhe importante para o que você verá nesta categoria: Muitos dos recursos relativos à Siri costumam chegar primeiro aos aparelhos que estão rodando o iOS em inglês e, portanto, usando comandos e recebendo respostas nesse idioma. Então não se espante se, logo após atualizar seu iPhone para a versão 12, você tentar algo listado abaixo, falando em português, e ela não entender.

Sugestões Siri

Segundo a Apple agora a Siri está focada em aumentar a sua produtividade e fazer você ganhar tempo. Para isso a assistente pessoal vai aprendendo suas rotinas à medida que você vai utilizando-a. Com isso ela vai passar a lhe sugerir atalhos para o que precisa, no momento certo, na tela de bloqueio ou na pesquisa.

Aplicativo de atalhos e atalhos personalizados para a Siri

Além de poder adicionar atalhos personalizados à Siri e executá-los com comandos de voz no seu iPhone, iPad, Apple Watch ou HomePod, você poderá fazer com que cada atalho desencadeie uma sequência de etapas.

Por exemplo, você acorda de manhã e fala: "Hey Siri, acordei, vamos nessa." Nesse momento ela desliga o modo Não Perturbe, abre as cortinas do quarto, lê as principais notícias do momento e pede um Uber para dali 20 minutos com uma parada programada em uma cafeteria a caminho do trabalho. Tá certo que você precisa de uma casa tecnológica para esse exemplo, mas isso é possível.

API de atalhos

Se você for desenvolvedor a Apple tornou possível criar seus atalhos personalizados e depois inseri-los em seu aplicativo através de uma nova API do SiriKit.

Motorsports

Com esse novo comando, você que é fã de automobilismo - seja ele Fórmula 1, Indy, Motos, Nascar, corrida de caminhões, etc. - poderá consultar as classificações ao vivo, agendas e estatísticas dos campeonatos.

Você usa a Siri? A próxima versão do sistema traz bastantes novidades de usoVocê usa a Siri? A próxima versão do sistema traz bastantes novidades de uso

Tradução melhorada

Agora será possível traduzir frases para mais de 40 idiomas. Só não está claro se a tradução é apenas de Inglês (e algumas outras línguas "principais") para as dezenas de línguas, ou se é possível mesclar tudo, por exemplo, traduzir algo de russo para japonês.

Fatos de celebridades

Você é daquelas pessoas que gostam de usar seu tempo online para tirar dúvidas sobre celebridades? Agora a Siri está mais inteligente para entender comandos sobre "último trabalho de fulano de tal", ou "onde nasceu Ciclano".

Conhecimento alimentar

Segundo a Apple a Siri agora está "alimentada" (que excelente trocadilho) com informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e poderá lhe dar informações sobre as calorias, vitaminas e o quão saudável é alguma comida em geral. Por exemplo, pergunte “Quanta cafeína tem em 1 xícara de café?” Ou “Quão saudável é o peixe?” e a Siri vai lhe responder.

Busca pelos Photo Memories

Com o novo recurso a Siri poderá obter rapidamente fotos e memórias com base em pessoas, lugares, eventos, datas e palavras-chave de objetos presentes nas fotos. Por exemplo "Hey Siri, fotos com gatos do dia 15 de dezembro do ano passado".

Senhas

A Apple não disse bem como vai funcionar isso, mas segundo eles a Siri pode ajudá-lo agora a procurar "qualquer senha".


Realidade aumentada

Sim, chegamos à realidade aumentada,que, conforme citado acima, é uma das promessas para os próximos anos e as fabricantes de celular disputam o posto de quem será aquela que conseguirá largar na dianteira com um sistema fluido de RA.

Desde o iOS 11 os aparelhos da Apple já contam com os recursos, embora nenhum tenha despontado ainda. Será que agora vai? Pelas atualizações vê-se que a marca está empenhada.

Experiências persistentes e multiusuário

Suas experiências em realidade aumentada agora podem ser compartilhadas não importando o tempo que passou. Após criá-las você pode fixá-las a um local do mundo real para que outras pessoas possam vê-las naquele mesmo local mais tarde.

Reconhecimento de objetos 3D

O ARKit 2 reconhece objetos e como seu dispositivo está orientado a eles (se está na vertical, a um ângulo de 90º, etc.) e irá usar essas informações para gerar interações personalizadas.

Identificação de rosto mais apurada

Agora, o rastreamento pode identificar para onde você está olhando e também se está mostrando sua língua ou piscando o olho.

Reflexão de cena

Com a câmera do seu celular você poderá capturar o ambiente que será aplicado a um objeto virtual.

Formato de arquivo USDZ

Com o iOS 12 a Apple está introduzindo um novo formato de arquivo que vai ajudar os criadores de conteúdo 3D a desenvolver trabalhos avançados e animações otimizadas para dispositivos móveis. O formato foi criado juntamente com a Pixar.

AR Quick Look

Você poderá interagir com o objeto diretamente do aplicativo em que estiver e que o arquivo 3D for exibido. Recebeu um arquivo 3D no Mensagens? Acessou uma página na internet que tem um arquivo USDZ embedado? Você poderá ver e manipular o arquivo dali mesmo.

Aplicativo para medição

Quantas vezes você estava andando por aí e sentiu vontade de medir alguma coisa aleatória? Bom, se você estivesse com seu iPhone rodando iOS 12 no bolso poderia apontar a câmera para o objeto a ser medido e pronto: automaticamente as superfícies planas retangulares seriam calculadas. Com a nova atualização o sistema reconhece as extremidades do objeto sozinho e vê quanto ele mede.

Se você quiser é possível ainda apontar para uma mesa (ou qualquer superfície plana) e desenhar linhas em para medir distâncias entre os pontos. Tudo somente com a câmera do seu iPhone ou iPad.

Sincronia de dispositivos

E um dos recursos que mais abrem novas possibilidades é a integração de diferentes dispositivos em torno de um mesmo objeto. Complicado? Assim: Imagine que o seu iPhone e o de seu amigo estejam sincronizados e você começa a ver uma forma 3D projetada em sua mesa. Seu amigo conseguirá ver a mesma cena, porém no celular dele. Na apresentação a Apple mostrou um joguinho onde 2 pessoas - cada um no seu aparelho - se divertem e interagem através da perspectiva do seu iPad.

Jogo em realidade aumentada onde cada um usa seu dispositivoJogo em realidade aumentada onde cada um usa seu dispositivo


Privacidade e segurança

Nem preciso dizer da preocupação que está orbitando o assunto "Privacidade e segurança", afinal você deve ter percebido que TODOS os sites, redes sociais e serviços que operam na internet atualizaram recentemente sua política de privacidade.

A culpa (sem aspas mesmo) é de ninguém mais ninguém menos do que do Facebook que, há alguns meses, se envolveu em um dos maiores escândalos da internet. Sim, aquele mesmo da Cambridge Analytica.

Como não poderia deixar de ser, a Apple, que preza e muito pela sua privacidade, aproveitou esses últimos meses antes do lançamento da versão beta do iOS 12 para mexer em mais algumas coisas. O resultado você confere abaixo.

Prevenção de rastreamento aprimorada

Os aprimoramentos impedem que os botões de compartilhar e os widgets de comentários das páginas o rastreiem sem sua permissão no Safari. Além disso o navegador também impede que os anunciantes colham configurações únicas do seu dispositivo para que não possam redirecionar anúncios para você.

Senhas seguras automáticas

Crie, preencha e armazene senhas seguras automaticamente em aplicativos Safari e iOS. Os passwords são armazenadas no iCloud Keychain e estão disponíveis através de todos os seus dispositivos Apple. E se você precisar acessá-los, basta perguntar a Siri (e novamente: Como será essa interação ainda não sei, afinal a Siri não poderá sair gritando sua senha por aí).

Auditoria de reutilização de senha

Você é daqueles que usa a mesma senha para todos as suas contas? Do Google Drive ao Banco? Você sabe que isso não é muito seguro, certo? Pois a Apple também sabe e vai tentar fazer com que você repense essa política suicida.

Agora, as senhas que forem reutilizadas serão marcadas na lista de senhas para que você possa navegar rapidamente até o aplicativo ou site e substituí-la por uma senha segura gerada automaticamente. E aí surge outra dúvida: essa senha segura gerada automaticamente, provavelmente, será algo difícil de memorizar, claro. Pois bem, quando você estiver em seu dispositivo Apple isso não será problema, afinal ela estará salva na lista de senhas, mas e quando você for acessar de um outro local? Como lembrar?

Autopreenchimento de Códigos de segurança

Sabe aqueles códigos de acesso único que são enviados por SMS? Com o iOS 12 eles serão capturados automaticamente como sugestões de preenchimento quando você os receber. O recurso já existia para o aplicativo do Facebook quando você usa o login com verificação em 2 etapas e, agora, ao que tudo indica, estará disponível para todos os sites e apps.

Compartilhamento de senha

Compartilhe e receba senhas facilmente entre dispositivos iOS e Mac ou iOS e Apple TV.

API do gerenciador de senhas

Desenvolvedores poderão adotar esse recurso e fazer com que passwords armazenadas em gerenciadores de senha de terceiros possam ser acessados diretamente da barra de digitação em aplicativos e no Safari.

Da esquerda para à direita: Memoji; notificações agrupadas e gráfico de uso do smartphoneDa esquerda para à direita: Memoji; notificações agrupadas e gráfico de uso do smartphone


Mensagens

Sabe o aplicativo de mensagens normal, para sms que todo smartphone tem? Desde a sua introdução nos aparelhos da Apple ele permite que os telefones da marca enviem e recebam mensagens sem custo algum.

Hoje isso pode parecer insignificante, mas na época em que não existiam outras formas de se comunicar por texto - além do lento e-mail - foi o suficiente para que o Mensagens, da Apple, adquirisse uma popularidade gigantesca. Desde então surgiram e morreram aplicativos para troca de mensagens enquanto que o aplicativo nativo da Apple perdura como um dos mensageiros mais utilizado nos EUA.

Pode soar estranho para nós brasileiros, onde o sms morreu há tempos, mas é por esse motivo que a Apple sempre dá uma atenção especial a ele. E dessa vez não poderia ser diferente. Confira o que o aplicativo está recebendo de novidades com o novo sistema operacional.

Novos animojis e Memoji

Conhece o Animoji, aquele recurso que você envia um vídeo com um emoji falando algo com a sua voz e movendo a boca com perfeição? Ele fez muito sucesso no ano passado quando foi introduzido junto aos aparelhos que possuíam reconhecimento facial e, agora, além de novos 4 animojis (T. rex, fantasma, coala e tigre), chega o Memoji.

O Memoji é um animoji com a sua cara, literalmente. Você poderá montar o seu entre as milhares de personalizações disponíveis e criar aquele que mais se assemelha a você (algo como o recurso do Snapchat de criar o seu próprio bitmoji) e passar a enviar para seus amigos.

Detecção de língua, piscadela e animojis mais longos

E além das novas carinhas, elas estão mais inteligentes, já que foram aprimoradas e agora irão reconhecer quando você colocar a língua para fora ou piscar o olho. Esses novos gestos serão reproduzidos pelos mojis, é claro. O tempo de gravação de clipes também foi incrementado e você pode gravar clipes de até 30 segundos.

Filtros, efeitos de câmera e texto, formas e stickers

Após usar a câmera para enviar uma mensagem em foto ou vídeo você pode personalizar o registro de diversas novas maneiras. Usando efeitos nativos como filtro preto e branco, aquarela, balões de fala, emojis, formas (corações, estrelas, etc.), entre outros. E se nada disso for o bastante é possível baixar novos conteúdos de terceiros.

Sugestão de fotos

Através de machine learning o sistema da Apple agora irá lhe dar sugestões de fotos com base em quem você está enviando mensagens, sobre o que você está falando e onde vocês já tiraram fotos juntos.

Faixa de aplicativos reprojetada

O App Strip foi redesenhado e tem um novo visual que agora ocupa menos espaço quando você estiver digitando. Assim, você pode ver mais do seu conteúdo sem perder a praticidade de acessar seus aplicativos favoritos integrados ao Mensagens quando quiser.

Repare que enquanto a engenheira da Apple fala e move os olhos durante a apresentação o Memoji acompanhaRepare que enquanto a engenheira da Apple fala e move os olhos durante a apresentação o Memoji acompanha


FaceTime

Da mesma forma que o recurso de troca de mensagens sms gratuitas, os aparelhos da Apple também possuem um recurso gratuito de chamadas em vídeo, o FaceTime. Os recursos para ele são os seguintes:

FaceTime em grupo

Você gosta do FaceTime, mas vai pro Skype sempre que precisa fazer uma chamada de áudio/vídeo com mais de uma pessoa ao mesmo tempo? Pois agora você pode continuar com o software da Apple já que a partir do iOS 12 é possível coexistirem até 32 pessoas em uma mesma chamada simultaneamente.

Áudio e vídeo

Atenda as chamadas em grupo recebidas no FaceTime através de áudio ou vídeo no iPhone, iPad e Mac, ou junte-se somente com áudio diretamente do Apple Watch e HomePod.

Junte-se ao grupo a qualquer momento

Pelo que a Apple explanou na conferência, os grupos do FaceTime ficarão sempre abertos, como se fosse um grupo de WhatsApp em que você entra a qualquer momento e envia a mensagem. Assim você poderá entrar no grupo e ver se há alguém online lá para conversar via vídeo ou voz.

Modo de exibição de foco no grupo

Durante uma chamada em grupo, o sistema reconhecerá aquela pessoa que estiver falando e a coloca em primeiro plano, dando destaque para quem fala. Caso queira você pode usar o que a Apple chama de Focus View e tocar duas vezes na pessoa que gostaria de deixar sempre em evidência, esteja ela falando ou não.

Notificação silenciosa

Os grupos do FaceTime usam uma notificação chamada de Ringless onde os participantes podem tocar para participar. Algo como o convite do WhatsApp para adentrar algum grupo.

Integração com o app Mensagens

Grupos do FaceTime poderão ser criados diretamente a partir de um grupo de mensagens de texto existente no app de Mensagens.

Animoji e Memoji

Não quer revelar sua identidade em uma conversa com mais participantes? Então use o FaceTime com seus amigos e familiares e ative algum Animoji ou Memoji sobre seu rosto.

Filtros, formas, efeitos de texto e adesivos do Mensagens

Se o Memoji não é suficiente para personalizar da forma desejada você ainda pode incrementar seu visual usando filtros incorporados, formas, efeitos de texto e emojis. Se nada disso bastar para você, ainda é possível baixar pacotes de adesivos da App Store para o Mensagens. Assim como o Memoji e Animojis, os adesivos acompanham o movimento do seu rosto e se movem com você.

Criptografia privada de ponta a ponta

Após tantos escândalos de vazamento de dados a Apple correu para reafirmar sua prioridade em manter sua informação pessoal segura. Agora o FaceTime é criptografado de ponta a ponta, tal qual o WhatsApp, e suas chamadas individuais e em grupo permanecerão sempre seguras, privadas e visíveis apenas pelos participantes.

FaceTime com diversos participantes e Animojis e Memojis sendo usadosFaceTime com diversos participantes e Animojis e Memojis sendo usados


Atualizações de aplicativos

Apps nativos e "menores" da Apple também receberam novidades. Veja quais são elas:

Apple Books

O aplicativo da Apple Books foi completamente reformulado para facilitar a descoberta, a leitura e a escuta de seus livros favoritos. Acesse seu livro atual ou inicie um novo na guia Lendo Agora, visite a nova livraria para navegar, comprar e organizar sua biblioteca com coleções mais flexíveis.

Ações

Se você é um negociador de ações e usa o app Stocks para acompanhar o mercado vai notar que ele foi redesenhado para manter você mais informado sobre o que acontece em tempo real: Veja os preços rapidamente na lista de observação personalizável; Toque em qualquer marcador para ver os principais detalhes e um gráfico interativo; Saiba mais sobre o que está impulsionando o mercado com notícias sobre negócios selecionadas diretamente do Apple News.

E pela primeira vez, o Stocks estará disponível também para iPad.

News

Agora será mais fácil navegar no seu feed de notícias. Deslize para baixo para pular para seus tópicos e canais favoritos no iPhone ou toque na barra lateral no iPad.

Memos de voz

As anotações de voz foram reprojetadas e estão disponíveis agora no iPad. Será mais fácil guardar lembretes pessoais, editar gravações ou compartilhar notas. E através da iCloud, você pode gravar em seu iPhone ou iPad e depois usar o Mac para editar ou fazer o que der na telha.


Melhorias diversas

Navegação CarPlay

Se você possui um automóvel com possibilidade de acesso ao CarPlay agora vai poder usar aplicativos de navegação de terceiros (Google Maps e Waze, por exemplo), diretamente no painel do carro enquanto dirige.

Cartões de estudante

Ao adicionar sua carteirinha de estudante no Wallet você poderá usar seu iPhone ou Apple Watch em qualquer lugar em que os cartões de identificação de estudante são usados (​​dentro e fora do campus). Entre os recursos estão: acessar lugares como seu dormitório, a biblioteca e algum evento no campus, ou pagar a lavanderia e refeições dentro da universidade.

Claro que para usar este recurso tão logo ele for lançado você deve ser um orgulhoso aluno de uma universidade americana (poucas dão suporte a esse recurso, nesse primeiro momento).

TODAS as novidades do iOS 12

Mais informações sobre a bateria

Com o iOS 11 a Apple passou a dar informações mais acuradas sobre a bateria do dispositivo ao introduzir a opção Saúde da Bateria (beta). Ao que tudo indica o que receberemos agora é a versão final desse recurso que mostrará o gráfico de consumo das últimas 24 horas ou 10 dias. Ao tocar em uma barra do gráfico você verá os aplicativos que estavam sugando a bateria naquele período de tempo.

Gestos do iPad

O iOS 12 para iPad inclui novos gestos que facilitam a navegação. Para acessar a tela inicial agora você pode, simplesmente, deslizar o dedo em qualquer lugar no Dock; ou pode acessar o Centro de Controle com um toque no canto superior direito da tela.

Novos dicionários e sinônimos

Está estudando outras línguas? Então a Apple vai te ajudar com três novos dicionários: um dicionário bilíngue em árabe e inglês, um dicionário bilíngue em hindi e inglês e um dicionário em hebraico. Também serão oferecidos sinônimos e conceitos relacionados à palavra selecionada (apenas para inglês neste momento)


Ufa... Deu trabalho, afinal não foram poucas as novidades, mas valeu a pena. O post ficou completinho. Agora é só esperar o dia do lançamento par ao público e começar a testar esses novos recursos.

MAIS SOBRE iphone apple ios12
SHARE
+ Artigos
Assine a nossa newsletter
Comentários