Tanto o Google quanto a Apple estão implementando novidades em termos de segurança nas suas lojas de aplicativos. A novidade agora é excluir aplicações que não foram atualizadas por mais de 2 anos. Segundo as lojas, os aplicativos que se mantêm desatualizados, são os mais propensos a sofrer ataques e invasões. Existem na Google Play, cerca de quase 900.000 de aplicativos abandonados por seus criadores.

Um estudo realizado pela Pixalate, uma plataforma de privacidade e proteção contra fraudes, lançou um relatório que mostra cerca de 869 mil aplicativos sem atualização por pelo menos 2 anos. Se somar a App Store da Apple junto, são cerca de 1.5 milhão de apps desatualizados.

Segundo a análise, 130.000 aplicativos estão no que chamam de "Super Abandonados" na Google Play, apps com mais de 5 anos sem atualizações.

Os apps com mais de 2 anos sem atualizações passarão a não estar mais visíveis na Google Play. Os usuários que já baixaram os apps vão continuar com eles instalados no celular.

Cerca de 3.1 milhões de aplicativos estão atualizados, ou pelo menos foram atualizados nos últimos 2 anos. Apps com mais de 100 milhões de downloads, os mais baixados, foram atualizados nos últimos seis meses.

Por que é importante manter apps atualizados?

Os apps abandonados podem abrir sérias falhas de segurança que vão sendo corrigidas com o tempo. Os apps mais inovadores e constantemente atualizados, lançam regularmente versões aprimoradas com correções de bugs e patches de segurança. A constante preocupação de privacidade é outro problema, apps desatualizados não passaram por essa conscientização.