O Procon Carioca multou o iFood em US$ 1,5 milhão devido à falta de documentos esclarecendo sobre os dados de clientes da plataforma que podem ter sido vazados durante a invasão do dia 2 de novembro de 2021. Embora o iFood tenha se pronunciado dizendo que os dados de meios de pagamento "não são armazenados nos bancos de dados do iFood", ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, o Procon alega que na Declaração de Privacidade do aplicativo de entrega de comida o usuário autoriza o compartilhamento de dados com empresas terceirizadas, incluindo dados de pagamento dos consumidores.

Diante da possibilidade de compartilhamento de informações sensíveis por parte do iFood como CPF, endereço, e-mails e dados de pagamento de muitos brasileiros, o Procon Carioca exigiu esclarecimentos. O órgão de fiscalização exigiu que a empresa esclarecesse quais estabelecimentos foram afetados pela invasão, por quanto tempo o nome dos estabelecimentos ficaram alterados com mensagens políticas (exemplo: "Lula ladrão", "Vacina mata"), qual foi o prazo para a correção do sistema, quantas compras foram realizadas durante a invasão, qual a identificação da empresa prestadora de serviços que deu causa ao acontecimento e quais são as responsabilidades dessa prestadora de serviços na gestão da plataforma.

Ausência de esclarecimentos levou o Procon a multar o iFood

Devido à ausência de documentação esclarecendo o que ocorreu durante a invasão, o Procon Carioca multou o iFood em R$ 1.508.240,00 (um milhão, quinhentos e oito mil e duzentos e quarenta reais). O diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, diz:

"O Procon Carioca está sempre atento às plataformas/aplicativos e violações ao direito do consumidor."

Como excluir a conta do iFood

Se anteriormente os usuários do iFood já ficaram receosos sobre o compartilhamento de seus dados pessoais, agora, após a autuação do Procon, essa ideia virou uma certeza praticamente. Veja abaixo como alterar as informações de pagamento e excluir a sua conta, caso deseje.

Para substituir as informações de pagamento cadastradas no iFood, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo do iFood no seu celular (Android ou iOS);
  2. Vá em Perfil;
  3. Selecione o botão Carteira;
  4. Toque em Formas de pagamentos;
  5. Escolha o cartão cadastrado e selecione Remover.

Já para excluir sua conta no iFood, basta seguir as seguintes etapas:

  1. Toque em Ajuda;
  2. Dentro da aba Categorias, toque em Privacidade e dados;
  3. Selecione o botão Quero excluir minha conta;
  4. Em seguida, vá em Excluir conta.