O Waze é um dos principais aplicativos de navegação via GPS disponíveis no Android, sendo utilizado tanto por condutores comuns quanto pelos motoristas que utilizam o veículo como forma de trabalho em plataformas como a Uber, Cabify ou 99, por exemplo. Uma das principais vantagens do Waze são seus mapas atualizados e diversas opções disponíveis, tanto para personalização quanto inserção de novos recursos que visam garantir maior segurança durante o percurso.

Apesar dos inúmeros benefícios de utilizar esse navegador, o Waze possui um problema crônico e que está presente tanto em sua versão estável quanto na beta: imprecisão da bússola. Para que o aplicativo localize a posição exata do motorista é preciso que o GPS esteja devidamente calibrado, caso contrário a rota indicada pelo aplicativo não condizirá com às condições reais da via, como o sentido de fluxo.

Atualize o aplicativo

A desenvolvedora está constantemente disponibilizando atualizações para o aplicativo, com isso corrigindo os bugs relatados na versão anterior. Em alguns casos apenas o update para a nova versão é capaz de recalibrar o Waze, mas caso isso não ocorra é preciso realizar a calibragem manual.

Ativar a opção de 'Precisão de local do Google' também pode contribuir para diminuir a margem de erro do GPS. Ao habilitar esse recurso o smartphone irá utilizar também a rede móvel, Wi-Fi e sensores para determinar a localização do dispositivo.

  1. Acesse às configurações do smartphone;
  2. Procure por localização;
  3. Ative a precisão de local do Google.

Calibre sua bússola

O processo poder ser feito utilizando aplicativos de terceiros (que permitem calibrar outros sensores além da bússola) ou por meio do Google Maps, que traz de forma nativa essa funcionalidade.

1. Primeiramente ative o GPS do seu celular;
2. Em seguida abra o Maps e toque sobre o ícone azul que identifica a posição do telefone;
3. Toque sobre a opção 'Calibrar bússola' e faça o movimento indicado na imagem.

Dica:

Recomendamos que você faça esse procedimento de calibragem a cada 15 dias, com isso mantendo sempre a bússola atualizada e pronto para uso nos navegadores!

Calibragem da bússola pelo Maps: Foto: Printscreen.
Calibragem da bússola pelo Maps: Foto: Printscreen.

Mova o celular três tentando fazer o simbolo do infinito. Em seguida toque sobre 'Concluído' e verifique se os problemas de precisão foram corrigidos.

Leia também:

Calibre outros sensores

Além da bússola os smartphones também utilizam outros sensores, como o acelerômetro e o giroscópio, que são indispensáveis durante o uso dos mapas digitais. Para realizar a redefinição do acelerômetro utilizaremos o aplicativo Accelerometer Calibration, que está disponível apenas para Android.

1. Abra o Accelerometer Calibration e em seguida coloque o smartphone sobre uma superfície plana;
2. Toque sobre o botão 'Calibrate' e aguarde enquanto seu acelerômetro é identificado;
3. Após o término do processo reinicie seu dispositivo para aplicar a alteração.

Calibragem do acelerômetro. Foto: Printscreen.
Calibragem do acelerômetro. Foto: Printscreen.