Problemas com o GPS do Waze? Veja como recalibrar sua bússola

Durante o uso do Waze é possível observar que em alguns momentos o que é apresentado no mapa não condiz com a situação real, ou seja, a bússola está descalibrada. Aprenda a solucionar esse problema.

Waze. Foto: Oficina da Net.
Waze. Foto: Oficina da Net.

O Waze é um dos principais aplicativos de navegação via GPS disponíveis no Android, sendo utilizado tanto por condutores comuns quanto pelos motoristas que utilizam o veículo como forma de trabalho em plataformas como a Uber, Cabify ou 99, por exemplo. Uma das principais vantagens do Waze são seus mapas atualizados e diversas opções disponíveis, tanto para personalização quanto inserção de novos recursos que visam garantir maior segurança durante o percurso.

Apesar dos inúmeros benefícios de utilizar esse navegador, o Waze possui um problema crônico e que está presente tanto em sua versão estável quanto na beta: imprecisão da bússola. Para que o aplicativo localize a posição exata do motorista é preciso que o GPS esteja devidamente calibrado, caso contrário a rota indicada pelo aplicativo não condizirá com às condições reais da via, como o sentido de fluxo.

Atualize o aplicativo

A desenvolvedora está constantemente disponibilizando atualizações para o aplicativo, com isso corrigindo os bugs relatados na versão anterior. Em alguns casos apenas o update para a nova versão é capaz de recalibrar o Waze, mas caso isso não ocorra é preciso realizar a calibragem manual.

Ativar a opção de 'Precisão de local do Google' também pode contribuir para diminuir a margem de erro do GPS. Ao habilitar esse recurso o smartphone irá utilizar também a rede móvel, Wi-Fi e sensores para determinar a localização do dispositivo.

  1. Acesse às configurações do smartphone;
  2. Procure por localização;
  3. Ative a precisão de local do Google.

Calibre sua bússola

O processo poder ser feito utilizando aplicativos de terceiros (que permitem calibrar outros sensores além da bússola) ou por meio do Google Maps, que traz de forma nativa essa funcionalidade.

1. Primeiramente ative o GPS do seu celular;
2. Em seguida abra o Maps e toque sobre o ícone azul que identifica a posição do telefone;
3. Toque sobre a opção 'Calibrar bússola' e faça o movimento indicado na imagem.

Dica:

Recomendamos que você faça esse procedimento de calibragem a cada 15 dias, com isso mantendo sempre a bússola atualizada e pronto para uso nos navegadores!

Calibragem da bússola pelo Maps: Foto: Printscreen.
Calibragem da bússola pelo Maps: Foto: Printscreen.

Mova o celular três tentando fazer o simbolo do infinito. Em seguida toque sobre 'Concluído' e verifique se os problemas de precisão foram corrigidos.

Leia também:

Calibre outros sensores

Além da bússola os smartphones também utilizam outros sensores, como o acelerômetro e o giroscópio, que são indispensáveis durante o uso dos mapas digitais. Para realizar a redefinição do acelerômetro utilizaremos o aplicativo Accelerometer Calibration, que está disponível apenas para Android.

1. Abra o Accelerometer Calibration e em seguida coloque o smartphone sobre uma superfície plana;
2. Toque sobre o botão 'Calibrate' e aguarde enquanto seu acelerômetro é identificado;
3. Após o término do processo reinicie seu dispositivo para aplicar a alteração.

Calibragem do acelerômetro. Foto: Printscreen.
Calibragem do acelerômetro. Foto: Printscreen.

Poco F3, Poco X3 Pro ou Poco X3 GT: Qual tem a melhor bateria?

Conteúdo relacionado

POCO M3, celular de entrada ainda aguenta os jogos? | Roda Liso ENTRADA
Roda Liso

POCO M3, celular de entrada ainda aguenta os jogos? | Roda Liso ENTRADA

Estamos dando boas vindas ao primeiríssimo episódio do Roda Liso de Entrada, somente com smartphones leves, revisitando o clássico POCO M3.

Waze permite agora que usuário compartilhe rotas do PC para seu smartphone
Tecnologia

Waze permite agora que usuário compartilhe rotas do PC para seu smartphone

Waze ganha nova funcionalidade permitindo que o usuário compartilhe as rotas feitas no PC com seu smartphone. Confira como irá funcionar!

Waze deverá ampliar serviço de alertas de áreas de risco
Apps

Waze deverá ampliar serviço de alertas de áreas de risco

Atualmente, os serviços de alerta de áreas de risco de criminalidade só estão disponíveis em Israel e no Rio de Janeiro.