O aplicativo de navegação GPS Waze é atualmente o mais popular no Brasil, mas se trata de um app israelense com 130 milhões de usuários globais, e desses, 10 milhões estão aqui no Brasil. Mas Israel e o Brasil ainda compartilham de uma exclusividade até então, o alerta de áreas de risco. Por aqui, apenas a cidade do Rio de Janeiro conta com a função, avisando motoristas sobre possíveis riscos de violência e criminalidade em determinadas regiões. Agora, o serviço pode ser expandido para mais cidades.

A classificação de áreas de risco no sistema Waze se baseia em taxas de criminalidade, homicídios, assaltos, agressões e demais situações diversas de violência que certamente motoristas buscam evitar. A futura expansão do serviço foi informada em entrevista do chefe de produtos do Waze, Rapha Cohen, para o site de tecnologia Tecnoblog.

"Os alertas sobre áreas de risco tem sido um dos recursos mais solicitados pelos usuários do Waze", revelou Cohen ao site. "Sendo assim, notamos a necessidade de fornecer as informações em tempo real no aplicativo, a fim de aumentar a conscientização sobre o que está acontecendo na estrada e promover segurança para todos".

Ainda segundo o Tecnoblog, o Waze estaria fazendo parcerias com instituições e órgãos governamentais para implementar esse recurso em demais localidades. Também foi revelado um plano de aprimoramento de sugestões de trajetos, tal como melhores explicações sobre o porquê de um trajeto dever ser modificado, seja por acidentes, alagamentos, trânsito ou demais fatores. A ideia é trazer mais confiança aos motoristas que por vezes ignoram as sugestões por seus motivos não estarem evidentes as vezes, ou simplesmente mal explicados.

"Se queremos que nossos usuários economizem tempo e estresse na estrada, precisamos garantir que eles confiem que o Waze está tomando a melhor decisão por eles".

As revelações são, porém, planos futuros para o app, sem definições ou expectativas de datas de implementação.