Recentemente a SensorTower, empresa de análise de dados de apps mobile, divulgou o ranking dos 10 aplicativos com maior receita e número de downloads. De acordo com os gráficos gerados e rankings, o app com maior receita global, excluindo os de games, no mês de outubro foi o TikTok. O app chinês registrou um montante de US$115 milhões em microtransações na plataforma mobile, um número 6 vezes maior comparado ao mesmo período no ano passado.

Do total de receita obtida pelo TikTok em outubro, 86% vem da China, 8% dos EUA e 2% da Turquia. Confira abaixo a classificação do TokTok em termos de receita gerada no mês de outubro em casa uma das lojas de apps (Play Store e App Store) e a soma das duas.

classificação do TokTok em termos de receita gerada no mês de outubro em casa uma das lojas de apps (Play Store e App Store) e a soma das duas. Fonte: SensorTower
classificação do TokTok em termos de receita gerada no mês de outubro em casa uma das lojas de apps (Play Store e App Store) e a soma das duas. Fonte: SensorTower

Como você pôde ver acima, a plataforma de vídeos do Google, o YouTube, está em segundo lugar no ranking como maior app (sem ser de jogos) gerador de receita. No total, o aplicativo da Google obteve um valor de US$94 milhões no período de outubro, um aumento de 54% em relação ao mesmo período no ano passado. A maior parte da receita do YouTube vem dos EUA, e Japão.

Em terceiro lugar em termos de receita gerada, está o Tinder e logo em seguida o Tencent Video e o Disney Plus.

Analisando o número de downloads, o TikTok ainda figura na primeira colocação. Só no mês de outubro, o app conseguiu cerca de 66 milhões de downloads (um aumento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado). Como já era esperado, na grande maioria das vezes o aplicativo foi baixado na China, que detém 12% dos downloads globais. Porém, há também um grande registro de downloads no Brasil de acordo com o SensorTower (o país é responsável por 10% do total).

Confira abaixo os 10 aplicativos (excluindo os de jogos) mais baixados no mês de outubro:

Ranking do número de downloads de apps (excluindo os jogos). Fonte: SensorTower
Ranking do número de downloads de apps (excluindo os jogos). Fonte: SensorTower

Como você pode ver, logo após do TikTok, que está em primeiro lugar, vem o WhatsApp, que obteve aproximadamente 57 milhões de downloads somente no mês passado. O país responsável pelo maior número de instalações é a Índia, com 30%. Logo em seguida vem a Nigéria, com 10% dos downloads.

Depois do app de mensagens WhatsApp, podemos ver que o Facebook, Instagram e Zoom vem logo em seguida para compor a lista dos 5 apps mais baixados do mês de outubro.

O que achou do desempenho dos aplicativos mobile no mês de outubro? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!