De acordo com um relatório da Reuters, o presidente Trump disse que "qualquer acordo para vender o aplicativo de mídia social de propriedade chinesa TikTok para uma empresa americana deve beneficiar" substancialmente "os Estados Unidos e fornecer segurança total".

O "benefício substancial" da parte dos EUA é um pouco confuso. Por que a venda do TikTok deve beneficiar os EUA? Isso realmente importa? Supõe-se que seja sobre uma empresa americana assumindo o controle, eliminando assim o medo dos riscos à segurança.

No entanto, este negócio é agora mais do que apenas uma aquisição de uma empresa americana. Lembre-se de que a Microsoft e Trump já têm um acordo sobre o processo de venda do TikTok.

No entanto, parece que a TikTok não está disposta a vender para a Microsoft. Existem outras empresas americanas na fila para negociar a compra do aplicativo. Mais recentemente, o Twitter declarou seu desejo de comprar o TikTok. No entanto, não há discussões substanciais entre as duas empresas por enquanto.

Seja qual for o caso, em 15 de setembro, a proibição do TikTok começará. Trump parece aprovar a venda do TikTok para a Microsoft. Não podemos dizer se sua última declaração tem relação a relutância de TikTok em vender o aplicativo para a Microsoft.

De acordo com a Sensor Tower, em julho deste ano, Douyin e TikTok ficaram em primeiro lugar na lista global de downloads de aplicativos móveis (não jogos), com mais de 65,2 milhões de downloads, um aumento de 21,4% em relação ao mesmo período de 2019.

Os Estados Unidos estão o mercado com maior volume de downloads nesta edição, respondendo por 9,7%. Nos últimos dois anos, o crescimento da TikTok foi exponencial, especialmente entre os adolescentes.

De acordo com um relatório do Qustodio, crianças entre quatro e quinze anos passam em média 80 minutos no TikTok diariamente. Isso é cerca de cinco minutos menos do que o tempo que passam no YouTube.

Além disso, o advento da pandemia de coronavírus acelerou a adoção deste tipo de aplicativo. Dentro do período de bloqueio (janeiro a abril), o aplicativo registrou downloads massivos. De acordo com a Sensor Tower, os usuários na Índia e nos EUA baixam este aplicativo mais do que em qualquer outra região.

No entanto, este aplicativo já está enfrentando uma proibição na Índia. Assim, perder seu segundo maior mercado será um grande golpe para a empresa.