Novo serviço de mensagens concorrente ao WhatsApp é lançado por parceria entre operadoras e empresas

O novo serviço se chama Rich Business Messaging, e foi realizado a partir de uma parceria entre operadoras e empresas com um foco corporativo.

Imagem: Divulgação RBM
Imagem: Divulgação RBM

Na quarta-feira, 19 de agosto, a Claro, Oi, Tim e Vivo lançaram um novo serviço de mensagens em uma parceria inédita, o RBM (Rich Business Messaging), que rivalizaria com o WhatsApp. A parceria entre as operadores também conta com o apoio de alguma fabricantes de tecnologia, a Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo.

O serviço visa substituir o já ultrapassado SMS e aproximar o usuário de uma experiência "WhatsApp" de troca de mensagens. O chamado de Rich Communication Service (RCS), a base do projeto, foi anunciado pelas empresas parceiras em 2017, permitindo a criação de uma rede produto da parceria entre todas essas empresas para lançar agora o RBM (Rich Business Messaging), que seria a aplicação pela qual o usuário efetivamente trocará mensagens.

O serviço possui um foco empresarial, inicialmente, trazendo uma experiência mais personalização na comunicação. Esse foco corporativo traz alguns diferenciais, como mensagens com identidade visual de marca e o envio de arquivos multimídia variados, até mesmo QR codes. A segurança é também otimizada e possui ferramentas antifraudes, com uma espécie de selo "verificado" da mesma maneira que existe no Facebook e Twitter para evitar perfis falsos.

Há também proteção contra spam e alerta de usuário suspeitos. Há testes em andamento já com o Ministério da Saúde oferecido pelas empresas parceiras de maneira gratuita até então com a finalidade de apoiar a comunicação e disseminação de informação nessa pandemia em combate ao covid-19.

O aplicativo nativo do Android de mensagens (que pertence ao Google) já seria adaptado para utilizar o serviço de chat RCS nas configurações do app, sem a necessidade de baixar outro aplicativo para acessar o serviço.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Adeus autonomia: Google Pixel 5 pode trazer bateria muito inferior a dos concorrentes
Celulares

Adeus autonomia: Google Pixel 5 pode trazer bateria muito inferior a dos concorrentes

A linha Google Pixel nunca foi uma referência no quesito autonomia de bateria, e ao que tudo indica, o Pixel 5 deve manter essa "tradição".

Google promete pesquisa mais eficiente para receitas, empregos e compras
Google

Google promete pesquisa mais eficiente para receitas, empregos e compras

O Google acabou de aprimorar as pesquisas em seu site para as áreas de empregos, receitas e compras. Confira o que mudou!

House music: conheça a nova interface de controle de áudio para várias salas
Tecnologia

House music: conheça a nova interface de controle de áudio para várias salas

Recentemente a Google anunciou em seu blog a chegada de uma nova interface para caixas de som inteligentes que tem como objetivo controlar o som pela casa.