O TikTok sairá do mercado de Hong Kong em breve, disse um porta-voz da empresa à Reuters na última segunda-feira, enquanto outras empresas de tecnologia, incluindo o Facebook, suspenderam o processamento de dados de usuários na região.

O aplicativo de vídeos curtos, de propriedade da ByteDance, com sede na China, tomou a decisão de sair da região após o estabelecimento da China de uma nova lei de segurança nacional abrangente para a cidade semi-autônoma.

"À luz dos eventos recentes, decidimos interromper as operações do aplicativo TikTok em Hong Kong", disse um porta-voz do TikTok sobre seu compromisso com o mercado.

A empresa, agora administrada por Kevin Mayer, ex-executivo da Walt Disney, disse no passado que os dados do usuário do aplicativo não são armazenados na China.

O TikTok também disse anteriormente que não atenderia a nenhum pedido feito pelo governo chinês para censurar conteúdo ou acessar os dados do usuário do TikTok, nem nunca foi solicitado a fazê-lo.

A região de Hong Kong é um mercado pequeno e com perdas para a empresa, disse uma fonte familiarizada com o assunto. Em agosto passado, o TikTok informou que havia atraído 150.000 usuários em Hong Kong.

Globalmente, o TikTok foi baixado mais de 2 bilhões de vezes nas lojas de aplicativos da Apple e Google após o primeiro trimestre deste ano, de acordo com a empresa de análise Sensor Tower.

O TikTok foi projetado para não poder ser acessado pela China continental. Isso fazia parte de uma estratégia para atrair um público mais global. Seu equivalente no continente é chamado Douyin.

Atualmente, não há planos de introduzir Douyin no mercado de Hong Kong, disse um porta-voz da ByteDance.

Embora Douyin não esteja disponível em lojas de aplicativos no exterior, ele reuniu mais usuários que o TikTok em Hong Kong, de acordo com uma segunda fonte familiarizada com a situação. Usuários da China continental podem baixar o aplicativo enquanto estiverem no continente ou trocando de conta.

"Douyin tem muitos usuários em Hong Kong e continuará a atendê-los lá", disse Zhang Nan, CEO da ByteDance China.

Fang Kecheng, professor assistente da Universidade Chinesa de Hong Kong, disse que a decisão da TikTok destacou o dilema enfrentado pelas empresas chinesas que tentam se internacionalizar, acrescentando que era "inevitável".

"Você precisa seguir as políticas locais e tentar não ofender o governo chinês e o público. A separação do TikTok (da Douyin) pela ByteDance foi a mesma estratégia."