Não chamarei de moda, chamarei de acerto e, nos últimas tempos definitivamente o modo escuro chegou trazendo melhorias visuais não só para as interfaces de usuários, mas também aos aplicativos de nossos smartphones e tablets.

O Google anunciou agora que seus produtos da G Suite - Documentos, Planilhas e Apresentações, estão todos recebendo suporte para o tema escuro do sistema Android, bem como seus próprios modos independentes.

A empresa afirma que esse ajuste "pode ​​tornar os aplicativos mais confortáveis de se usar visualmente em ambientes com pouca luz e economizar bateria".

Tema escuro aplicado nos aplicativos da GSuite
Tema escuro aplicado nos aplicativos da GSuite

Para habilitar o modo escuro é simples, os usuários do Android precisam apenas ativar o tema escuro do sistema (encontrado nas configurações do dispositivo) ou, alternativamente, navegar para Menu > Configurações > Tema > Escuro nos aplicativos Documentos, Planilhas ou Apresentações para ativá-los de forma independentemente.

Habilite o tema escuro de forma independente nas configurações dos aplicativos
Habilite o tema escuro de forma independente nas configurações dos aplicativos

Como é o caso do tema escuro já presente no Gmail, você pode visualizar documentos ou arquivos específicos no modo "light", se desejar alterar temporariamente entre os temas da interface. Com um documento aberto, navegue para "mais" e selecione simplesmente "visualizar no tema claro".

Alguns usuários do Android já possuem a atualização, caso você ainda não tenha recebido, a mesma deve estar chegando nas próximas semanas para todos, enquanto o Google continua a implementar as alterações, no entanto, é importante notar que esse recurso está listado como "lançamento estendido", portanto pode demorar um pouco mais para chegar para todos.

Até o momento, não há nenhum sinal de que as versões dos aplicativos para iOS receberão o mesmo tratamento de tema escuro, mas esperamos que isso ocorra em algum momento no futuro.