Parece que depois do Supremo Tribunal da França rejeitar o recurso do Google sobre uso de dados de seus usuários e aplicar uma multa milionária as equipes de desenvolvimento correram para resolver o problema com o uso dos dados de seus usuários.

É de conhecimento geral que o Google permite o uso de vários de seus serviços de forma totalmente gratuita, porém sabemos que com isso muitos dados são coletados.

O CEO do Google, Sundar Pichai, anunciou agora que a empresa está efetuando algumas mudanças na maneira como a gigante da tecnologia lida com os dados de novos usuários.

A partir de agora, o Google implementará diferentes atualizações de privacidade, que ajudarão a controlar os dados que estão sendo compartilhados com a empresa de maneira mais eficiente.

O tipo de dados varia de registros do Google, histórico de pesquisa, histórico de localização, histórico do YouTube, histórico de localização e comandos de voz por meio do Assistente do Google na página Minhas atividades.

A empresa introduziu uma opção no ano passado para excluir os dados automaticamente a cada 3 meses ou 18 meses para usuários novos e existentes.

Controles de privacidade
Controles de privacidade

O recurso agora será ativado por padrão para todos os novos usuários. Quando o recurso está desativado, o Google ainda exclui automaticamente o histórico de pesquisa, o histórico de localização e os comandos de voz automaticamente para novos usuários a cada 18 meses, por padrão.

Além disso, o histórico de pesquisas no YouTube será programado para excluir automaticamente após três anos. A empresa afirma que isso é para garantir que "continue fazendo recomendações relevantes de entretenimento", pois as preferências do usuário mudam com o tempo.

Essas opções de privacidade recém-introduzidas ainda não serão ativadas por padrão nas contas do Google existentes, mas o Google diz que aumentará a frequência com que a opção será promovida nos serviços afetados. Para que a mensagem promocional não se torne onerosa, os usuários podem ajustar a frequência dos lembretes na página Controles da atividade.

Verificação de privacidade
Minha conta do Google está segura?

Também para ajudar os usuários existentes da Conta do Google a controlar suas configurações de privacidade, o Google diz que facilitará o acesso dos usuários aos controles da sua Conta.

Isso pode ser feito simplesmente pesquisando as palavras-chave "Google Privacy Checkup" e "Minha conta do Google é segura?" para obter acesso a uma caixa com suas configurações de privacidade e segurança.

Além disso, o Google está lançando um atalho para entrar facilmente no modo de navegação anônima. Isso pode ser feito pressionando a foto do seu perfil pressionando a Pesquisa do Google, o Maps e também o YouTube.

Atalho permite ativar o modo anônimo mais rapidamente
Atalho permite ativar o modo anônimo mais rapidamente