A Google está cada vez mais aprimorando a forma como é feito o trabalho com as fotografias e os vídeos para torná-los mais imersivos. A última novidade é o vídeo 3D, que permite que o expectador consiga visualizar o ambiente de uma perspectiva que permite observar os objetos nas laterais, no chão e no teto. Trata-se de um sistema que se utiliza de 46 câmeras sincronizadas para gerar uma imagem extremamente imersiva.

A técnica foi apresentada durante o SIGGRAPH 2020 e utiliza-se de imagens de dezenas de câmeras fotografando simultaneamente e formando uma espécie de olho composto gigante. Desta forma, o expectador pode se mover de um ponto para o outro na cena e o vídeo irá reagir em tempo real mostrando tudo que está acontecendo no ambiente.

A forma como o vídeo em alta definição mostra os detalhes do cenário e a liberdade de movimento nos faz pensar que aquilo é real devido à grande imersão que é proporcionada. As imagens geradas são de fato extremamente realistas e acompanha o movimento como se você mesmo estivesse no ambiente movimentando o rosto.

A impressão que tenho é que inicialmente a visão total é ocultada e à medida que você mexe a "cabeça" para visualizar o todo, o sistema lhe mostra de forma natural o restante do que foi gravado pelas 46 câmeras. A experiência de visualizar uma gravação destas pode ser ainda mais surpreendente se utilizarmos um óculos de realidade virtual (VR).

Este experimento tem uma ideia parecida com a do LED egg, que gera uma captura volumétrica do movimento das pessoas e consegue criar uma versão digital delas. É impressionante os feitos que o Google já conseguiu realizar com a captura de imagens. Confira abaixo o funcionamento do LED egg:

O que achou da tecnologia desenvolvida pela Google? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Vídeo incorporado do YouTube