Finalmente, um dos recursos solicitados com mais frequência para usuários regulares do Google Meet, o popular software de videoconferência da empresa, é a capacidade de desfocar os planos de fundo das chamadas e tmbém trocar os mesmos.

Existem programas pagos que se conectam a webcam para fazer exatamente isso. Agora, parece que assim como no Microsoft Teams e o Zoom que já oferecem esse recurso, esses programas extras irão ficar definitivamente de lado.

Contudo, a informação veio com a indicação de "EM BREVE", portanto se você tentar utilizar o recurso hoje, pode ser que você não consiga. Assim como todos os demais recursos e funcionalidades que já vieram, primeiro existem os testes internos, depois os testes abertos para um número restrito de pessoas e, só depois, todos recebem a atualização.

Inclusive, a boa notícia é para todos, seja usuários do Google Meet para computadores ou também para os usuários do aplicativo nos dispositivos móveis.

A informações veio através de um documento interno que define as próximas versões do GSuite, nele estão as duas entradas:

"Desfoque e substituição de plano de fundo (para celular)" e "Desfoque e substituição de plano de fundo (para desktops)". O recurso é descrito como a capacidade de "desfocar o fundo ou substituí-lo por uma imagem ou vídeo no desktop".

No entanto, vale a pena notar que o documento está sujeito a algumas ressalvas. Novos itens são adicionados aproximadamente a cada três meses e os recursos recém-introduzidos são removidos, e a lista de lançamentos não é um compromisso oficial e está sujeita a alterações sem aviso prévio. Por fim, as liberações listadas não têm "garantia de disponibilidade geral e podem ser modificadas de sua forma atual".

É provável que outros recursos sejam lançados ao mesmo tempo, pois o Google Meet substitui definitivamente o Hangouts anterior. Também no mesmo grupo de desenvolvimento estão os controles de moderação, a capacidade de discar para um número de telefone internacional a partir de uma videochamada no Google Meet, o cancelamento de ruído baseado na nuvem, as salas de sessão em grupo e a integração do quadro digital do Google.

O Google Meet é simples de usar e oferece uma lista crescente de recursos para milhões de usuários que tiveram que ajustar seus padrões de trabalho como resultado da pandemia. O serviço que antes era pago em que se tornou gratuito em maio, parece que manterá todos os recursos que chegarão para todos.