Recentemente o Google revelou alguns aprimoramentos interessantes para sua plataforma de videoconferências online, o Google Meet. Dentre as melhorias, estão novidades como reuniões em formato de mosaico, filtro de ruído ambiente e captura de imagens com baixo nível de luminosidade.

As novidades foram implementadas ontem (22) no software que possui tanto plataforma web (navegadores) quanto mobile (Android). Uma das que mais chamaram a atenção foi a possibilidade de realizar uma videoconferência em formato mosaico com 16 participantes de uma só vez (anteriormente só era possível 4 pessoas conversarem entre si ao mesmo tempo).

Imagem aprimorada para ambientes com nível de luminosidade baixo

Outra funcionalidade interessante que chegou para o aplicativo de teleconferências foi a utilização de um sistema de inteligência artificial que analisa a luz ambiente que a câmera está captando e realiza uma otimização. O aprimoramento da imagem chega a ser assustador, pois mesmo que a pessoa esteja em uma sala muito escura, parece que ela está em um local uma lâmpada acesa. Confira o vídeo de demonstração abaixo:

Cancelamento de ruído de fundo do ambiente

Mas as novidades não param por aí, os desenvolvedores do aplicativo conseguiram fazer com que o ruído ambiente de um local sofresse um corte de frequências via software de tal maneira que parece que a pessoa está conversando com a outra em um local silencioso. Isto é impressionante, pois o Google conseguiu via software cancelar ativamente o ruído ambiente, utilizando somente um microfone (do notebook). Ouça o resultado abaixo:

Vídeo incorporado do YouTube

Sobre o Google Mets e o Google Hangouts

O Google Hangouts é um sofware de comunicação desenvolvido pela Google. O programa, que pertencia inicialmente a rede social Google+, se tornou independente no ano de 2013. Já em 2017, a empresa decidiu desenvolver sua plataforma para que ela fosse utilizada no meio corporativo (empresas). Atualmente o Hangouts faz parte da linha G Suits da Google, que consiste em 2 principais produtos: Google Meet e Google Chat.

Em junho deste ano a Google irá encerrar o Hangouts da Suite G e substituirá pelo Meets e pelo Chat, mas continuará a dar suporte para os usuários do Hangouts clássico.

Porque o Google Meets está implementando tantas funcionalidade agora?

Estas alterações feitas no Google Meet provavelmente estão sendo feitas para aproveitar a saída de usuários do programa de videoconferências Zoom e do Skype.

O que você achou das novidades apresentadas para o Google Meet? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!