As possibilidades são muitas, eu mesmo lembro de ter feito root em meu Galaxy Note 3, instalando e trazendo para ele, todas as funções e recursos do Galaxy Note 5 pouco tempo após o seu lançamento.

Engana-se você se acha que ninguém faz mais isso. Basta buscar na internet por root ou desbloqueio e dezenas de milhares de links aparecem como resultado, para dispositivos antigos e também recém lançados.

Isso tudo graças a desenvolvedores que criam ROMs personalizadas, dando sobrevida aos smartphones que já estão no mercado.

Infelizmente, parece que tudo isso pode estar prestes a chegar ao fim, à medida que o Google intensifica seus esforços para proteger a plataforma Android, uma ação que também poderia tornar a mesma plataforma menos atraente para uma classe específica de usuários.

O root no Android, envolve a exploração de vulnerabilidades de segurança para obter acesso a raiz do dispositivo. A instalação de ROMs personalizadas, no entanto, geralmente envolve desbloquear o boot loader do smartphone, um processo que pode ser realizado (embora muitas vezes não seja recomendado) por alguns fabricantes como a Sony, Asus e Motorola.

Agora a versão mais recente do SafetyNet do Google, no entanto, pode tratar esses procedimentos da mesma forma que trata sinais de comprometimento do dispositivo.

SafetyNet é um conjunto de APIs do Google Play Services que os aplicativos podem usar para verificar se um dispositivo não foi comprometido em termos de segurança.

Isso é essencial para aplicativos como aplicativos bancários e financeiros, mas também alguns aplicativos que não precisam. O aplicativo Pokemon GO é um exemplo. No passado, modificações em dispositivos com root, podiam através do Magisk dizer ao sistema, "não tenho root", mesmo tendo. Agora isso será mais difícil de fazer com a versão mais recente do SafetyNet.

De acordo com desenvolvedores experientes, o SafetyNet começou silenciosamente a usar o atestado de hardware para verificar a integridade de um dispositivo. Ele utilizará vários fatores, como status de desbloqueio do boot loader, presença de programas usados em dispositivos com root, firmware assinado e outros para verificar o status do smartphone. Em outras palavras, será quase impossível ocultar o status de root de um dispositivo.

Para deixar claro, ainda será possível fazer o root nos dispositivos Android ou instalar ROMs personalizadas neles. Com o novo SafetyNet, no entanto, os usuários terão que escolher entre esses recursos de superusuário e poder usar alguns aplicativos Android populares e importantes. Para alguns usuários, o fato de estarem sendo forçados a fazer uma escolha já é suficiente para fazê-los sentir que o Android pode estar caminhando para uma estrutura semelhante ao do iOS dos dispositivos da Apple.