O aplicativo de mensagens instantâneas deve receber mais novidades, isso porque ao que tudo indica o WhatsApp para sistema Android está sendo preparado para receber um novo sistema de proteção através de autenticação com impressão digital.

Em breve, da mesma forma que ocorre com aplicativos de banco e no próprio sistema operacional, o aplicativo passará a contar com a possibilidade de ativar está opção extra de segurança, o que fará que somente o próprio usuário consiga acessar o mensageiro.

O sistema da Apple, o iOS, também deve receber a medida de segurança para seus usuários, embora ainda em fases de teste, assim como no Android. De acordo com informações do site WABetaInfo, o usuário do app poderá acessar as configurações do sistema e então, ativar a opção Impressão Digital, onde será possível utilizar as mesmas credenciais já cadastradas no Android.

Autenticação por impressão digital
Autenticação por impressão digital

O whatsApp na atualidade conta somente com a funcionalidade de proteção por intermédio de senha, quando PIN é então solicitado para liberar o acesso, mas a solicitação ocorre com um intervalo de tempo.

A nova medida de segurança a ser disponibilizada para todos os usuários do aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo todo, certamente é um grande passo para melhorar a segurança dos seus usuários, assim como a privacidade.

Como já mencionado, a novidade passa por uma fase de teste sob a versão beta 2.19.3 para dispositivos Android. Com isso, somente terão acesso ao WhatsApp os usuários que comprovarem as suas credenciais assim que ativada a opção.

Vale ressaltar que não adianta tentar atualizar de maneira manual para a versão beta mais recente, pois a nova funcionalidade está sendo liberada de maneira gradativa a alguns usuários selecionados. Isso provavelmente ocorre para corrigir eventuais problemas e analisar primeiramente o uso em pequena escala.

Outra novidade, um tanto quanto perturbadora para alguns usuários é a chegada em breve de anúncios na Guia de Status do usuário, uma vez que até então o aplicativo não conta com nenhum tipo de propaganda comercial.

Fonte: WABetaInfo