Com objetivo em encontrar novos caminhos para o crescimento, a Snap anunciou nesta quarta-feira (10) uma série de programas de produção própria. Os doze programas, que farão parte de um novo programa chamado Snap Originals, incluem uma mistura de séries de roteiros e reality shows que farão a estreia nos próximos meses na aba Snapchat Discover. Caso venha a fazer sucesso, os programas poderão promover mais conversas no aplicativo enquanto atraem novos espectadores para o Snapchat.

A série que estreia hoje inclui Endless Summer, um sucessor espiritual do Laguna Beach da MTV produzido pela Bunim / Murray Productions, que ajudou a inventar o gênero com o Real World; Class of Lies, um programa roteirizado sobre dois colegas de faculdade que hospedam um podcast de crimes reais cujo amigo desaparece; e Co-Ed, outro programa de colégio da agência criativa da Duplass Brothers.

Os shows são todos filmados na vertical e os episódios têm em média cinco minutos de duração, disse Sean Mills, chefe de conteúdo original da Snap. Novos episódios serão lançados diariamente e o usuário poderá optar por receber notificação sobre as novidades.

Em uma entrevista, na empresa em Santa Monica, Califórnia, Mills disse que os programas originais da Snap foram projetados para ter sucesso no ambiente de vídeo para dispositivos móveis. Os Snap Originals são projetados para prender os espectadores em segundos e mantê-los estimulados com visuais chamativos, completou.

"Sinto que estou assistindo ao início de um meio fundamentalmente novo, em que as pessoas estão apenas acordando para saber como você precisa adotar uma abordagem criativa muito diferente", disse Mills.

O Snap Originals baseia-se nos esforços que a empresa fez nos últimos dois anos para tornar a Discover um lar para vídeos atraentes. Seu primeiro show de produção própria é o programa de notícias Good Luck America. Mais tarde, foram adicionados shows de parceiros como NBC, CBS, ESPN, Viacom, Discovery, NBA e NFL.

Atualmente, há cerca de 60 programas originais no Discover e embora nenhum deles tenha sido um grande sucesso, como do House of Cards do Netflix ou no The Handmaid’s Tale do Hulu, vários deles conseguiram grandes audiências. Entre eles, estão o site da NBC News, Stay Tuned, uma transmissão duas vezes ao dia que atinge 5 milhões de pessoas por mês, e a versão Snap do SportsCenter da ESPN, que atinge 17 milhões de pessoas por mês. Snap diz que a quantidade de tempo que as pessoas passam assistindo shows quase triplicou desde o início do ano. Em um memorando divulgado na semana passada, o CEO Evan Spiegel disse que 18 shows no Snapchat alcançaram pelo menos 10 milhões de pessoas por mês.

O crescimento do Discover tem sido um ponto positivo para uma empresa que foi prejudicada este ano depois de um redesenho fracassado e da concorrência acirrada do Facebook e do Instagram, pela queda nas contas de usuários e por uma série de saídas de executivos. O analista Michael Nathanson escreveu em um novo relatório de pesquisa na terça-feira que o Snap pode perder até US $ 1,5 bilhão este ano e pode ter que levantar uma nova rodada de financiamento em 2019. Snap Originals gerará receita por meio de anúncios ininterruptos de 6 segundos que serão exibidos duas ou três vezes durante um episódio. Mas eles podem ser ainda mais valiosos na geração de buzz, dando aos usuários uma razão para retornar ao aplicativo e atrair novos via boca a boca.

Snap Originals
Snap Originals

O Snap promoverá sua programação dentro e fora do aplicativo. Dentro do aplicativo, você encontrará páginas dedicadas para cada programa e um novo carrossel com programação original na guia "Descobrir". A empresa também desenvolveu "lentes de portal", que você pode usar para visualizar portas de realidade aumentada na câmera Snap. Passe por um e você se encontrará no mundo do programa, com elementos narrativos que aprimoram a experiência de assistir ao programa.

Os usuários do Snapchat podem criar snaps usando essas lentes e compartilhá-las em suas histórias públicas, promovendo os shows para seus amigos. Snap também está planejando uma campanha de marketing externa, disse Mills. A abordagem do Snap ao vídeo móvel difere bastante de seu principal rival, o Instagram, que lançou a IGTV para um início abaixo do esperado neste verão.

O Instagram abriu mais vídeos para todos os usuários na esperança de provocar uma corrida do ouro entre os criadores que estão desiludidos com o YouTube. Em uma vitória para a IGTV, a editora de revistas Meredith disse na terça-feira que produziria 10 séries originais para a IGTV com base em seus títulos, incluindo Real Simple e Travel + Leisure. A Snap está apostando que uma abordagem enraizada em parcerias com empresas de televisão e cinema, terá mais sucesso. "O que eu amo sobre o Snap", disse Mills, "é que ele tem o coração de uma empresa de entretenimento dentro dele".

 Fonte: The Verge