Nesta quarta-feira (19), a Avast anunciou a aquisição da Piriform, empresa que tem sede em Londres e que é responsável pelo desenvolvimento do software CCleaner.

"A marca CCLeaner casa muito bem com a Avast por várias razões. Ambos acreditamos em produtos gratuitos de alta qualidade", disse Vince Steckler, presidente da Avast, em seu anúncio. "Com a aquisição da Piriform, nós aumentamos a nossa presença em Londres, que é um importante polo de empresas de tecnologia".

Avast compra a Piriform, criadora do CCleaner
Avast compra a Piriform, criadora do CCleaner

Para quem não conhece, o CCleaner é um programa que foi lançado em 2003 e tem como propósito localizar e apagar arquivos inúteis que possam estar contribuindo para a desaceleração da performance de um computador. O software, em 2014, ganhou também uma versão para Android, sendo que já possui mais de 15 milhões de usuários. No total, a plataforma conta com 130 milhões de usuários.

A Avast, por sua vez, foi fundada em 1988 e possui o famoso antivírus de mesmo nome. A companhia ainda possui o concorrente do CCleaner chamado de Avast Cleanup.

Vale mencionar que a Avast, pouco tempo atrás, fez uma importante compra: a rival AVG. A transação foi de US$ 1,3 bilhão. No entanto, desta vez, os valores não foram mencionados.