Você com certeza já ouviu falar da Xiaomi, não é mesmo? Essa é uma empresa de tecnologia da China que faz celulares e outros eletrônicos. Ela foi fundada no dia 6 de abril de 2010 e, portanto, completa 14 anos em 2024. Em tão pouco tempo, a empresa se tornou uma das maiores do mundo. No ano de 2018 ela ficou em quarto lugar na lista das empresas que mais vendem celulares, ficando atrás apenas de Samsung, Apple e Huawei.

A história da Xiaomi

Tudo começou na China, no ano de 2010. Um homem chamado Lei Jun tinha uma ideia ousada: criar uma empresa de tecnologia que oferecesse produtos de alta qualidade a preços acessíveis para todos. Jun juntou-se a um grupo de amigos e fundaram a Xiaomi.

No início, a empresa enfrentou muitos desafios. Eles tinham pouco dinheiro e muita concorrência no mercado de tecnologia. Mas Lei Jun e sua equipe estavam determinados a ter sucesso. Eles começaram a criar seus próprios smartphones, focando em design elegante, boa qualidade e preços baixos.

Os rostinhos por trás da Xiaomi em seu ínicio. Imagem: Reprodução
Os rostinhos por trás da Xiaomi em seu ínicio. Imagem: Reprodução

A Xiaomi logo ganhou popularidade na China, principalmente devido à sua estratégia de vendas online e boca-a-boca. As pessoas adoravam os produtos da Xiaomi e recomendavam para seus amigos e familiares. Isso ajudou a empresa a crescer rapidamente.

Com o tempo, a Xiaomi expandiu sua linha de produtos para incluir não apenas smartphones, mas também TVs inteligentes, dispositivos domésticos inteligentes e muito mais. Sua abordagem inovadora e foco no cliente conquistaram o mundo, e hoje a Xiaomi é uma das maiores empresas de tecnologia do planeta.

E assim, em apenas alguns anos, uma pequena startup chinesa se transformou em uma gigante da tecnologia, tudo graças à visão e determinação de seus fundadores. A história da Xiaomi é um lembrete poderoso de que com dedicação, criatividade e trabalho duro, é possível transformar grandes ideias em realidade.

Coisas legais que você não sabia sobre a Xiaomi

O que torna a Xiaomi tão especial? Separamos uma lista de coisas legais sobre a gigante chinesa que talvez você saiba:

1. O significado do nome

O nome "Xiaomi" tem um significado interessante. Em chinês, ele pode se referir a um tipo de cereal chamado "milhete". Mas também tem um significado mais profundo, relacionado a um ditado budista sobre a importância das pequenas coisas. Acontece que "Xiao" significa "pequeno" e "Mi", "arroz". Assim, o nome da empresa faria menção a um ditado budista que diz que "um pequeno grão de arroz é tão grandioso quanto uma montanha". Um lema bem interessante para uma empresa tão ousada, não acha?

2. O logo esconde um segredo

Se virar de ponta cabeça, o logo da Xiaomi se lê coração. Imagem: Reprodução
Se virar de ponta cabeça, o logo da Xiaomi se lê "coração". Imagem: Reprodução

O logo laranja da Xiaomi esconde uma surpresa. Se você virá-lo de cabeça para baixo, ele se parece com o ideograma chinês que significa "coração". Legal, né?

3. O fundador é chamado de "Steve Jobs da China"

O CEO da Xiaomi, Lei Jun, várias vezes já foi comparado e chamado de Steve Jobs "chinês". Jun já revelou que tem um admiração pelo dono da Apple, e que em 1987, quando ainda era um estudante de Ciência da Computação, ele leu o livro "Fire in the Valley", que conta a história dos primeiros computadores da Apple. Hoje, o CEO da Xiaomi é muito admirado e comparado a Steve Jobs, o famoso fundador da Apple. Ele até se veste como Jobs em algumas apresentações!

4. O primeiro produto

O Mi 1 foi o primeiro produto palpável da Xiaomi, o primeiro celular Android da empresa. Imagem: Xiaomi/Reprodução
O Mi 1 foi o primeiro produto palpável da Xiaomi, o primeiro celular Android da empresa. Imagem: Xiaomi/Reprodução

Em abril de 2010, a Xiaomi lançou a MIUI, uma skin para Android que se destacou no mercado de ROMs personalizadas. Em 2011, a empresa lançou seu primeiro hardware, o Xiaomi Mi 1, o primeiro smartphone chinês com chip dual-core. Com uma configuração sólida e preço acessível, o Mi 1 foi um sucesso instantâneo, recebendo mais de 300 mil pedidos de pré-venda em menos de 2 dias.

5. Recordes no Guinness

Apesar de ser uma empresa jovem, a Xiaomi já conquistou alguns recordes no livro Guinness, como vender muitos celulares em apenas um dia. Um exemplo foi em 2015, quando a empresa vendeu 2,11 milhões de smartphones em uma promoção de aniversário que durou 24 horas. Mais tarde, em outubro de 2018, a empresa bateu outro recorde após inaugurar 500 lojas em único dia na Índia.

6. Investimento em um site caro

Em 2014, quando a empresa queria lançar seu site oficial, a Xiaomi descobriu que o domínio mi.com estava sendo usado. Como a empresa tinha a convicção que o termo "mi" seria a melhor forma de representar o seu legado, a gigante chinesa decidiu pagar para ter direito de usar esse domínio. O custo foi de US$ 3,6 milhões (mais de R$ 18 milhões, de acordo com a cotação atual).

7. Design premiado

Apesar de ser conhecida principalmente por seus smartphones acessíveis, a Xiaomi também recebe reconhecimento pelo design de seus produtos. Em 2019, a empresa ganhou o prestigioso prêmio de design Red Dot pelo seu smartphone Mi 9 SE, destacando a combinação de estilo e funcionalidade que a Xiaomi busca em seus produtos. Isso mostra que a empresa não só se preocupa com o preço, mas também com a qualidade e o design de seus produtos.

Você se lembra do Mi 9 SE? Imagem: Xiaomi/Reprodução
Você se lembra do Mi 9 SE? Imagem: Xiaomi/Reprodução

8. Lucro limitado

Desde o seu ínicio em 2010, a Xiaomi decidiu que não quer ganhar muito dinheiro em cima dos produtos que vende. Eles limitam o lucro a 5%, o que faz com que os preços sejam mais baixos e acessíveis para todo mundo. É verdade que hoje a empresa já fabrica modelos mais caros, como o Xiaomi 14 Ultra, que nem vem para o Brasil por que realmente custaria milhares de reais. Apesar desse gesto de transparência, analistas afirmam que, na verdade, lucros maiores do que 5% são raridades no mundo dos smartphones.

9. Marketing diferenciado

Ao invés de gastar muito dinheiro em propagandas, a Xiaomi conta com seus fãs para divulgar seus produtos. Isso funciona desde o ínicio da empresa e ajuda a manter os custos baixos. A marca tem investido forte em sua base de fãs que regularmente fazem análises dos produtos da Xiaomi em sites, redes sociais e no YouTube. O Oficina da Net é um exemplo disso no Brasil. De vez em quando, a gente recebe um produto da Xiaomi para testar aqui e a galera adora.

Veja o vídeo do último Xiaomi que passou por aqui, o POCO X6 Pro:

10. Muito mais que smartphones

Esse é o SU7, o primeiro carro da Xiaomi. Imagem: Xiaomi/Reprodução
Esse é o SU7, o primeiro carro da Xiaomi. Imagem: Xiaomi/Reprodução

Além dos celulares, a Xiaomi faz outros produtos bem diferentes, como escovas de dente elétricas inteligentes e ukuleles que se conectam ao celular. Roteadores, smartwatches, aspiradores de pó, fones de ouvido e até um carro elétrico são algumas das coisas inovadoras e divertidas que a Xiaomi tem apresentado ao mercado.

E então, você sabia de todas essas curiosidades sobre a nossa querida Xiaomi?

Antes de você ir...

Lançamos nesta semana um artigo com os melhores celulares da Xiaomi em 2024, incuindo o melhor em câmeras, jogos, bateria, desempenho e preço, claro. Falando nisso, você pode gostar de uma lista que fizemos também com três celulares que realmente são baratos, e tem um Xiaomi no meio. 😉