A Xiaomi é uma das maiores fabricantes de celulares no mundo. No Brasil a marca investiu na presença física em 35 lojas oficiais, além de comercializar os produtos através de uma rede de parceiros oficiais e pontos de venda no varejo.

Nem todos os celulares da marca são vendidos aqui no Brasil, desde sua chegada, a Xiaomi tem se empenhado em oferecer produtos que se encaixem na necessidade do público brasileiro. Devemos encontrar mais modelos de entrada e intermediários.

Lojas oficiais da Xiaomi no Brasil

A Xiaomi conta com lojas oficiais online nos seguintes varejistas:

No varejo físico, a Xiaomi marca sua presença em mais de oito mil pontos de venda, colaborando com grandes e renomadas cadeias de lojas, bem como varejistas regionais. A lista inclui:

  • Casas Bahia
  • Lojas Americanas
  • Polishop
  • Riachuelo
  • Gazin
  • Havan
  • Bemol
  • Martinello
  • Loja Zema
  • Lojas Colombo
  • Armazem Paraíba
  • Simonetti

Amazon de fora?

Na Amazon não há uma loja oficial da Xiaomi, assim como a Apple, Motorola ou Samsung tem. Todos os produtos da Xiaomi que você vai encontrar na Amazon são importados de forma não oficial, o também conhecido mercado cinza.

Por que é difícil encontrar produtos oficiais?

Encontrar os produtos da Xiaomi nas lojas de varejo é um desafio. Existem milhares de lojas marketplaces, uma razão que dificulta encontrar os produtos oficiais em meio a tantos outros é a diferença de preços entre produtos vendidos nos canais oficiais e aqueles oferecidos por outros vendedores.

Os produtos da Xiaomi vendidos oficialmente têm preços mais altos devido aos impostos pagos e outras taxas aplicáveis que são parte do compromisso da marca com a legalidade e a garantia de qualidade.

Para ilustrar, comparemos dois produtos específicos disponíveis na Magazine Luiza:

Preço importação / Preço loja oficial
Preço importação / Preço loja oficial

Essa é uma das menores diferenças de preço que consegui encontrar. O Redmi Note 13, aliás um smartphone que vem se destacando nas últimas semanas, está pelo menos 30% mais caro nessa versão de 8GB de RAM. Se procurar vai encontrar diferenças maiores.

É mais caro comprar aqui, vale a pena?

Eu entendo que a Xiaomi tenha custos adicionais no Brasil, como taxas de homologação, manutenção de lojas físicas, salários de funcionários e impostos, que não são aplicáveis a produtos importados. Ainda assim, muitos consumidores encontram vantagens em importar, frequentemente a custos inferiores aos praticados oficialmente no país.

Você não vê as pessoas importando Samsung e Motorola, pois os preços dessas marcas se equiparam com os valores fora do Brasil. Por que alguém importaria um produto sem nota fiscal, sem garantia se o valor aqui é o mesmo?

Como defensor dos direitos do consumidor, eu não posso deixar de destacar a importância da garantia, um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor no Brasil. No entanto, a disparidade de preços, que muitas vezes é exorbitante, não pode ser ignorada.

E o que você pensa a respeito? Comente abaixo.