Xiaomi está testando 'expansão virtual de RAM' na MIUI 12.5; saiba como funciona

Rumores indicam que a Xiaomi está trabalhando para adicionar na MIUI 12.5 o recurso de 'RAM virtual', onde o sistema realoca o cache para o armazenamento interno.

MIUI 12.5. Foto: Divulgação/Xiaomi.
MIUI 12.5. Foto: Divulgação/Xiaomi.

A MIUI 12 é o sistema operacional dos smartphones da Xiaomi e traz diversos recursos e funções nativos e que não estão presentes no Android. Apesar de apresentar várias funcionalidade interessantes o software é conhecido por possuir um consumo excessivo de memória RAM e prejudicando o desempenho geral do telefone, ocasionando eventualmente em um travemento geral do sistema, sendo necessário forçar o reinício pressionando o botão de power por vários segundos.

Para corrigir esse problema a empresa pode estar trabalhando em um recurso de 'expansão virtual de RAM', em que a MIUI 12.5 utilizará parte do armazenamento interno como forma de salvar o cache dos aplicativos, dessa forma aliviando o consumo da memória pela MIUI.

Expansão virtual de RAM

Esse recurso não é novo e está disponível no Vivo X60 e OnePlus 9 (na forma de Turbo Boost). A função da RAM virtual (ou RAM estendida) serve para compensar as situações em que é necessário completar uma tarefa que requer mais RAM do que a disponível em um smartphone. Nesse caso, o sistema "pega" uma parte da memória de armazenamento e o preenche com dados que não estão em uso no momento e não requerem acesso imediato.

A função permite que a RAM e a ROM troquem dados entre si para se adaptarem de forma mais flexível ao caso de uso que é necessário em um determinado momento. A prioridade para a RAM são os dados necessários para concluir o processo em execução no smartphone; e o restante dos dados é enviado para o armazenamento. Se o cenário de operação do dispositivo mudar, a RAM e o armazenamento novamente trocam dados entre si para usar apenas aqueles que são necessários naquele momento.

MIUI 12. (Foto: Reprodução/Gizchina).
MIUI 12. (Foto: Reprodução/Gizchina).

Essa troca mútua permite que o smartphone mantenha facilmente os aplicativos usados ​​com mais frequência em segundo plano a fim de garantir uma alta velocidade de abertura, ou seja, guardando o cache para ser usado posteriormente, tornando o uso mais fluido.

Mais memória

No momento, não há informações de quanto será possível aumentar a RAM virtual dos smartphones Xiaomi. No caso do Vivo X60, essa função (Enhanced memory management technology 1.0) permite obter 3 GB adicionais, ou seja, 8 GB são expansíveis até 11 GB e 12 GB a 15 GB. Esse recurso está disponível porque as memórias rápidas agora estão disponíveis no mercado e o desempenho é comparável ao de um SSD no computador. A Vivo afirma que essa tecnologia permite que o sistema armazene em cache até 20 aplicativos simultaneamente, evitando que o sistema trave pelo alto consumo de memória.

Fonte

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021
Lançamentos Netflix 2021

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021

Confira quais são os lançamentos desta semana na Netflix! Novos filmes, novas séries e muito mais! Fique por dentro de tudo e se programe para assistir assim que disponível!

Como melhorar a autonomia de bateria na MIUI 12
Xiaomi

Como melhorar a autonomia de bateria na MIUI 12

A MIUI 12 traz diversos recursos interessantes e para os usuários da Xiaomi, mas também apresenta um consumo excessivo de bateria. Através de algumas configurações é possível aumentar a autonomia do celular. Confira!

Xiaomi Mi 11 é o primeiro modelo a receber a versão estável da MIUI 12.5
Xiaomi

Xiaomi Mi 11 é o primeiro modelo a receber a versão estável da MIUI 12.5

Esperada para chegar aos modelos da empresa apenas no final de abril, a versão estável da MIUI 12.5 já está disponível para os modelos chineses do Mi 11 5G. Confira!

POCO M3 apresenta falha grave após atualização da MIUI 12; veja como resolver
Xiaomi

POCO M3 apresenta falha grave após atualização da MIUI 12; veja como resolver

Diversos usuários do POCO M3 reportaram que o aparelho está apresentando problemas após a atualização para a versão mais recente da MIUI 12.

Xiaomi Mi 11 Lite em imagens ao vivo! Confira
Xiaomi

Xiaomi Mi 11 Lite em imagens ao vivo! Confira

Confirmando os rumores que falam sobre design, o Mi 11 Lite apareceu em imagens reais, exibindo o poder de fogo do processador e do sistema operacional. Confira!

ATUALIZAÇÃO! Xiaomi Mi 10 Ultra e Mi 10T Lite começam a receber Android 11
Xiaomi

ATUALIZAÇÃO! Xiaomi Mi 10 Ultra e Mi 10T Lite começam a receber Android 11

A Xiaomi está liberando a atualização de forma gradativa para ambos aparelhos, e junto com Android 11 e MIUI 12, o patch de segurança de janeiro também está incluso.