A MIUI 12 é o sistema operacional dos smartphones da Xiaomi e traz diversos recursos e funções nativos e que não estão presentes no Android. Apesar de apresentar várias funcionalidade interessantes o software é conhecido por possuir um consumo excessivo de memória RAM e prejudicando o desempenho geral do telefone, ocasionando eventualmente em um travemento geral do sistema, sendo necessário forçar o reinício pressionando o botão de power por vários segundos.

Para corrigir esse problema a empresa pode estar trabalhando em um recurso de 'expansão virtual de RAM', em que a MIUI 12.5 utilizará parte do armazenamento interno como forma de salvar o cache dos aplicativos, dessa forma aliviando o consumo da memória pela MIUI.

Expansão virtual de RAM

Esse recurso não é novo e está disponível no Vivo X60 e OnePlus 9 (na forma de Turbo Boost). A função da RAM virtual (ou RAM estendida) serve para compensar as situações em que é necessário completar uma tarefa que requer mais RAM do que a disponível em um smartphone. Nesse caso, o sistema "pega" uma parte da memória de armazenamento e o preenche com dados que não estão em uso no momento e não requerem acesso imediato.

A função permite que a RAM e a ROM troquem dados entre si para se adaptarem de forma mais flexível ao caso de uso que é necessário em um determinado momento. A prioridade para a RAM são os dados necessários para concluir o processo em execução no smartphone; e o restante dos dados é enviado para o armazenamento. Se o cenário de operação do dispositivo mudar, a RAM e o armazenamento novamente trocam dados entre si para usar apenas aqueles que são necessários naquele momento.

MIUI 12. (Foto: Reprodução/Gizchina).
MIUI 12. (Foto: Reprodução/Gizchina).

Essa troca mútua permite que o smartphone mantenha facilmente os aplicativos usados ​​com mais frequência em segundo plano a fim de garantir uma alta velocidade de abertura, ou seja, guardando o cache para ser usado posteriormente, tornando o uso mais fluido.

Mais memória

No momento, não há informações de quanto será possível aumentar a RAM virtual dos smartphones Xiaomi. No caso do Vivo X60, essa função (Enhanced memory management technology 1.0) permite obter 3 GB adicionais, ou seja, 8 GB são expansíveis até 11 GB e 12 GB a 15 GB. Esse recurso está disponível porque as memórias rápidas agora estão disponíveis no mercado e o desempenho é comparável ao de um SSD no computador. A Vivo afirma que essa tecnologia permite que o sistema armazene em cache até 20 aplicativos simultaneamente, evitando que o sistema trave pelo alto consumo de memória.

Fonte