Lançada há cerca de um ano pela Xiaomi, a MIUI 12 trouxe uma série de novidades para os usuários, como a central de controle e um modo de economia de bateria avançado, além de corrigir os principais problemas que foram reportados na versão anterior do sistema operacional da fabricante.

Após o lançamento a Xiaomi disponibilizou várias atualizações para corrigir o problema no consumo excessivo da bateria pelo software, porém realizando algumas configurações é possível aumentar ainda mais a autonomia do smartphone sem que seja necessário ativar o modo de ultra economia de bateria.

Funções ativadas

Por padrão o Android traz alguns recursos ativados para que o usuário tenha uma melhor experiência, como a busca automática por redes Wi-Fi ou impressoras. Embora essas funções realmente otimizem o uso do telefone elas também aumentam significativamente a demanda energética, sendo executado o tempo todo em segundo plano; desabilitar essas opções pode reduzir o consumo de bateria pelo sistema.

Leia também:

Desative funções

As funções indicadas a seguir podem ser desativadas sem que haja um comprometimento no funcionamento da MIUI 12. Para reativá-los basta seguir o mesmo caminho e habilitar a opção desejada.

1. Serviço de impressão

Algumas impressoras possuem Wi-Fi e permitem que dispositivos como notebooks ou smartphones tranfiram arquivos para a fila de impressão desde que estejam conectados na mesma rede wireless. Essa opção é bem interessante mas é responsável por consumir bastante bateria no Android, que por padrão traz o serviço de impressão ativo.

  1. Na barra de pesquisa procure por 'Impressão' e toque sobre o primeiro resultado;
  2. Siga até 'Serviço de impressão do sistema' e desative.
Desative a busca por impressoras. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Desative a busca por impressoras. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

2. Assistente Wi-Fi

O assistente de Wi-Fi e Bluetooth tem como objetivo informar o usuário quando o celular estiver conectado em uma rede wireless de baixa qualidade, enviando uma notificação pop-up informando sobre a existência de redes melhores. Esse recurso faz com que a MIUI 12 esteja constantemente procurando por outras conexões, dessa forma gastando bateria.

  1. Acesse às 'Configurações' e vá até a aba de Wi-Fi ;
  2. Toque sobre 'Assistente Wi-Fi' e siga até 'Selecionar melhores redes automaticamente';
  3. Desative essa opção.
Desative o assistente de Wi-Fi. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Desative o assistente de Wi-Fi. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

3. Alertas de emergência

No Brasil o governo e a polícia não utilizam os alertas de emergência, seja para desastres naturais ou crimes. Isso faz com que não seja necessário manter esse serviço ativado no celular. Ao desativar esse recurso você não receberá mais as notificações de emergência e terá a bateria poupada.

  1. Acesse as 'Configurações' e na barra de pesquisa procure por 'Alertas de emergência';
  2. Na primeira opção (Permitir alertas) desative.
Desative os alertas de emergência. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Desative os alertas de emergência. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

4. Sincronização dos dados

Os aplicativos e contas que estão cadastradas no celular recebem atualizações a partir da opção de sincronização de dados, que periodicamente atualiza todos os aplicativos desde que haja conexão com à Internet. Esse recurso serve para que alterações feitas na web apareçam no smarphone.

  1. Acesse às 'Configurações' e localize a opção 'Contas e sincronização';
  2. Desative a sincronização ou habilite a opção para iniciar apenas no Wi-Fi.
Desative a sincronização. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Desative a sincronização. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

5. Início automático

Alguns aplicativos possuem permissão para iniciarem automaticamente em segundo plano, mesmo que não estejam em uso. Essa configuração permite que apps como o Facebook ou WhatsApp sincronizem as notificações aumentando o consumo de bateria. O ideal é revogar essa permissão dos aplicativos que são pouco utilizados e não precisam iniciar sem que haja uma interação do usuário.

Uma dica é impedir que as redes sociais - principalmente o Facebook - tenham acesso a essa permissão do sistema. A trindade Facebook, Instagram e Twitter são os apps que mais consomem bateria no Android.

  1. Acesse às 'Configurações' e na barra de pesquisa procure por 'Permissões';
  2. Siga até 'Início automático' e verifique quais aplicativos possuem essa autorização;
  3. Desabilite os que não precisam iniciar automaticamente.
Desative o início automático dos apps. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Desative o início automático dos apps. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Extra: NFC

A conectividade NFC permite realizar pagamentos por aproximação e é um recurso útil para evitar o uso constante dos cartões de crédito, sendo possível autorizar a transação apenas aproximando o celular da maquininha. Essa função quando habilitada aumenta muito o consumo da bateria do dispositivo, por isso é recomendado ativar apenas quando for utilizar o Google Pay.

  1. Acesse às 'Configurações' do smartphone e procure por 'Conexão em compartilhamento';
  2. Nessa opção procure por 'NFC' e desabilite;
  3. É possível acessar rapidamente esse recurso através do centro de controle da MIUI.

Dica!

Para aplicar todas as alterações reincie o dispositivo!