Ao aceitar os termos de uso de um aplicativo, plataforma ou rede social você permite que a empresa colete várias informações sobre o seu uso, como histórico de navegação, rastreamento em websites através dos cookies e uso dos aplicativos que estão instalados no smartphone. O Facebook, por exemplo, sabe quais aplicativos foram utilizados e gera a partir disso anúncios personalizados com base nas pesquisas em lojas virtuais ou no próprio Google.

O que são os anúncios personalizados?

É muito provável que você já procurado por um produto ou serviço e logo em seguida ele apareceu no feed do seu Facebook, Twitter ou Instagram, mas afinal, porquê isso acontece? Bem, ao aceitar os termos de uso e política de privacidade você autorizou que a rede social colete inforamações sobre seu histórico de buscas, seja no navegador através dos cookies ou nos aplicativos.

Quando você visita um site e faz uma pesquisa essa informação é repassada para o Facebook, que passa a exibir propagandas personalizadas que possam atender as suas expectativas de compra. Não é possível desativar a publicidade dentro da plataforma, mas através das configurações da conta o usuário pode limitar o acesso da rede social em sua privacidade.

Leia também:

Desative a coleta de dados

Esse procedimento pode ser feito tanto através da versão web quanto no aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto iOS. Vale ressaltar que o Facebook Lite não apresenta essa funcionalidade, por isso recomendamos que utilize o app padrão ou faça pelo navegador.

1º Passo:

Abra o aplicativo e toque sobre o canto superior direito, em seguida vá até 'Configurações' e procure por 'Atividade fora do Facebook'. Nessa aba é possível restringir a coleta de dados através de aplicativos de terceiros, como apps bancários ou de delivery.

Acesse as configurações. (Foto: Reprodução/Teteu Tutors).
Acesse as configurações. (Foto: Reprodução/Teteu Tutors).

2º Passo:

Nesta etapa você verá quais aplicativos foram consultados pelo Facebook para obter informações sobre suas pesquisas. Logo abaixo toque sobre 'Desconectar histórico' e pressione sobre o botão azul. Veja:

Atividade fora do Facebook. (Foto: Reprodução/Teteu Tutors).
Atividade fora do Facebook. (Foto: Reprodução/Teteu Tutors).

3º Passo:

Retorne à página anterior e desta vez vá até 'Gerenciar atividade futura' e desmarque a opção 'Atividade fora do Facebook futura', em seguida a rede social deixará de coletar suas informações em outros apps ou websites. Para que isso tenha efeito preciso aguardar 24 horas.

Cancele o monitoramento. (Foto: Reprodução/Teteu Tutors).
Cancele o monitoramento. (Foto: Reprodução/Teteu Tutors).

Meus apps bancários apareceram e agora?

Na segunda imagem é possível identificar que o Facebook coletou dados da Nubank, Inter e Itaú, mas não se preocupe, essa coleta de informações não quer dizer que sua conta foi invadida ou que a rede social saiba sua senha e dados bancários.

Dica!

Acessando a privacidade da sua conta no Instagram ou Twitter também é possível desativar a opção de anúncios personalizados!