Na noite da última terça-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (abriu concurso PRF 2021) apreendeu um carregamento que continha diversos eletrônicos sem nota fiscal escondidos em meio a roupas. Entre os produtos que eram transportados pela rodovia Regis Bittencourt, na região de Registro, interior de São Paulo, os policiais encontraram cerca de 1.100 celulares da Xiaomi, além de memórias SSD e outros itens sem documento.

Olhando as imagens da apreensão, vemos que a PRF mostra caixas com diversas unidades do Redmi Note 8, intermediário da Xiaomi oficializado em outubro do ano passado, sendo um dos mais vendidos nas lojas do comércio popular da capital paulista. De acordo com informações repassadas para a imprensa, o carregamento tinha como destino a rua 25 de março, região que contém uma série de lojas de eletrônicos.

Após um levantamento, os policiais avaliaram a carga em R$ 1,54 milhão. Além de celulares da Xiaomi, também foram encontrados 254 suplementos alimentares, 22 produtos de beleza e outros eletrônicos menores. Quando abordado pela PRF, o motorista, de 28 anos, apresentou apenas à nota das roupas. O caminhão que transportava os produtos era um Mercedes-Benz 1419 com placa de Pareci Novo/RS.

A carga apreendida foi levada para à Receita Federal e o motorista responderá em liberdade pelo crime de descaminhos. Vale lembrar que uma ação semelhante também aconteceu na semana passada, em um trecho da BR 116 na cidade de Chorozinho, Ceará. Naquela ocasião, a policia conseguiu apreender mais de duas toneladas de produtos importados sem nota fiscal.

É bastante provável que esses eletrônicos serão leiloados pela Receita Federal, mas para que isso aconteça, uma inspeção ainda precisa ser feita.