Lançado a pouco mais de um mês, o Mi 9T Pro (ou Redmi K20 Pro) já teve suas câmeras analisadas pelo DxOMark. Sua pontuação foi de 102, o que faz com que o smartphone alcance o 16º lugar no ranking do site. Avaliado separadamente, ele pontuou 108 em fotografia e 89 em vídeo.

Só para retomar, o aparelho conta com três câmeras traseiras, sendo o sensor principal de 48MP, secundário telefoto de 8MP e o último ultra angular de 13MP. Além disso, ele conta também com uma câmera frontal no estilo pop-up de 20MP e processador Snapdragon 855.

Pontuação do Mi 9T Pro no DxOMark.
Pontuação do Mi 9T Pro no DxOMark.

Pontos fortes

Segundo o DxOMark, os pontos fortes das câmeras são a exposição, foco automático e as cores produzidas nas imagens. No que diz respeito aos vídeos, os mesmos pontos se destacaram.

"A pontuação 108 em fotografia foi baseada na performance sólida em todos os testes, sem nenhuma fraqueza gritante. No geral, a câmera é capaz de produzir imagens com boa exposição e um bom equilíbrio entre textura e ruídos, na maior parte das situações", diz o DxOMark.

Equilíbrio entre textura e ruído foi um dos pontos positivos ressaltados pelo site.
Equilíbrio entre textura e ruído foi um dos pontos positivos ressaltados pelo site.

Outro ponto ressaltado foi o das fotos com pouca iluminação. Apesar de deixar a desejar no que diz respeito aos detalhes das imagens, o Mi 9T Pro consegue manter um bom equilíbrio entre ruídos e textura das fotos mesmo se o flash não for disparado.

Pontos fracos

Alguns pontos fracos ressaltados pelo DxOMark são o alcance dinâmico limitado, além de texturas inconsistentes em fotos tiradas com zoom e ruídos nas imagens tiradas com o efeito bokeh. Já nos vídeos, as críticas ficaram por parte dos detalhes - que foram poucos em todas as condições - além da instabilidade do foco automático em vídeos gravados em locais fechados.

Mi 9T Pro apresenta falta de detalhes nas fotos tiradas com pouca luminosidade.
Mi 9T Pro apresenta falta de detalhes nas fotos tiradas com pouca luminosidade.

A pontuação de 89 nos vídeos se iguala a alguns aparelhos topo de linha como o iPhone X e o Xiaomi Mi 8 - mas é preciso lembrar que estes foram lançados há um bom tempo, o que significa que suas câmeras já foram (muito) aprimoradas.

"A exposição do objeto em foco é normalmente boa, mas vimos os mesmos problemas do alcance dinâmico das fotos, com realces e sombras muito fortes ao gravar cenas de alto contraste", diz o site.

É preciso lembrar também que o preço do Mi 9T Pro não faz dele um celular topo de linha - o que pode justificar esses defeitos das câmeras. Dessa forma, 102 pontos para um smartphone que custa menos de U$400 (algo em torno de R$1.645) é um posicionamento bom.

Fonte: DxOMark