Como alterar a pasta padrão onde o Windows 10 instala aplicativos

Quando você instala novos programas no Windows, por padrão, eles serão instalados na unidade do sistema C. Mas há como alterar esta pasta e escolher outra para a instalação dos novos softwares.

Por Windows 10 Pular para comentários

Em todas as outras versões anteriores do Windows, os usuários podiam gerenciar a instalação de aplicativos, alterando o diretório por meio do programa de instalação do aplicativo. Isso permitia, por exemplo, instalar seus jogos e emuladores de PC em uma unidade de jogos dedicada, ou que designers instalassem editores de vídeo e imagem em um SSD, em vez da unidade "C:" padrão. Porém, no Windows 10, a Microsoft está adota uma abordagem mais centralizada para o gerenciamento de aplicativos.

Embora os usuários ainda possam alterar a pasta de instalação dos aplicativos Win32 tradicionais, não existem opções para instalar aplicativos da Plataforma Universal do Windows (UWP) de fontes como a Windows 10 Store.

Por padrão, os aplicativos, jogos e conteúdo de mídia da Windows Store serão instalados na unidade principal do Windows, mesmo que outras unidades de armazenamento estejam disponíveis. Felizmente, esse comportamento padrão pode ser alterado, mas existem algumas advertências importantes no processo.

Mudando a pasta padrão de instalação do Windows 10

Antes de mais nada, para alterar a pasta de instalação padrão do Windows 10 mais recente, vá em Configurações > Sistema > Armazenamento.

Na parte superior da janela Configurações, você verá todas as suas unidades de armazenamento disponíveis e a quantidade de espaço livre em cada uma, o que pode ajudá-lo a decidir qual unidade definir como padrão para novos aplicativos e conteúdos.

Na parte inferior da tela, há uma seção chamada Alterar aonde o novo conteúdo é salvo, com opções para aplicativos, documentos, músicas, fotos e vídeos. Clique nesta opção.

windows 10

Aqui abordamos os aplicativos (que incluem jogos), mas as etapas para alterar os locais padrão para os outros tipos de conteúdo são as mesmas.

Aqui, você pode altear aonde diversos tipos de conteúdos são salvos no seu computador. Depois de decidir sobre o novo local de instalação padrão para aplicativos do Windows 10, selecione a unidade no menu suspenso em "Novos aplicativos serão salvos em" e clique em Aplicar.

wind10

Novas pastas serão criadas na raiz da sua nova unidade de instalação padrão, com base no tipo de conteúdo. No caso de aplicativos, você verá uma nova pasta com o nome da conta de usuário do Windows 10, e uma pasta restrita separada chamada "WindowsApps".

À medida que os novos aplicativos são baixados a partir de agora, você também verá pastas temporárias do sistema e de download criadas.

Depois de escolher sua nova unidade de instalação para aplicativos do Windows 10, todos os futuros aplicativos UWP e downloads da Windows Store serão instalados na unidade designada, em vez da unidade do sistema.

Observe, no entanto, as palavras-chave "todos os aplicativos UWP futuros e downloads da Windows Store". Quando você altera o local de instalação padrão dos aplicativos do Windows 10, novos aplicativos são instalados na nova unidade, mas os aplicativos que existiam antes da mudança permanecem em seus locais atuais, o que pode ser um problema se você precisa liberar espaço na unidade do sistema.

Como mover aplicativos para outra pasta no Windows 10?

Para mover aplicativos e jogos existentes do Windows 10 individualmente, você deve acessar as Configurações > Sistema > Armazenamento > Aplicativos e recursos.

aplicativos windows 10

Você verá uma grande lista de todos os aplicativos Universal e Win32 atualmente instalados. Para mover um aplicativo Windows 10 instalado para uma nova unidade de armazenamento, clique em Mover, e você verá um pop-up informando a unidade na qual o aplicativo está instalado no momento e oferece uma lista suspensa, semelhante à mostrada anteriormente, contendo as outras unidades de armazenamento do seu PC.

aplicativos w10

Os aplicativos Win32 tradicionais podem ser desinstalados ou modificados apenas pelos instaladores, mas os outros aplicativos do Windows podem ser movidos entre as unidades de armazenamento, conforme desejado.

Selecione a unidade para a qual você deseja mover seu aplicativo e clique em Mover. O Windows levará algum tempo para processar a alteração e mover os arquivos do aplicativo para a nova unidade. O tempo que isso leva dependerá do tamanho do aplicativo e da velocidade de ambas as unidades.

Problemas no gerenciamento de aplicativos do Windows 10

Embora os usuários não tenham controle completo sobre o processo de instalação de um aplicativo com novos aplicativos universais, o benefício da abordagem da Microsoft no Windows 10 é que todos os tipos de aplicativos - de utilitários simples a jogos complexos e suítes massivas de edição de multimídia - podem ser baixados, instalados e movidos entre as unidades de armazenamento com apenas alguns cliques. Isso torna o software mais acessível e fácil de gerenciar, mas não deixa de ter suas desvantagens.

O primeiro problema é que, embora você possa alterar em qual unidade um aplicativo está instalado, não é possível gerenciar aplicativos UWP em um nível de pasta. Com a maioria dos aplicativos Win32, os usuários podem optar por instalar o aplicativo em qualquer pasta ou subdiretório em qualquer unidade.

Com aplicativos UWP, os aplicativos serão instalados nas pastas de sistema necessárias na raiz da unidade. Para aqueles obcecados com gerenciamento de dados digitais, essa é uma realidade preocupante.

O segundo problema é que as pastas que contêm aplicativos instalados na Windows Store são protegidas, o que significa que o usuário não pode, por padrão, abrir ou exibir os arquivos contidos no aplicativo. Este não é um grande problema para muitos usuários, mas para desenvolvedores, gamers e usuários avançados, é um empecilho.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(15,05%)
10(57,28%)
15(11,80%)
20(7,81%)
26(8,06%)