A Microsoft notificou seus usuários de que a atualização do Windows 10 de maio (versão 1903) não será instalada em PCs que usam armazenamento USB ou cartões SD. A empresa diz que está bloqueando a instalação nesses PCs porque a "redesignação inadequada de disco" pode afetar tanto os dispositivos externos quanto os discos rígidos internos.

Como solução alternativa, os usuários precisarão remover qualquer pendrive USB, discos rígidos externos que se conectem via USB ou cartões SD, e reiniciar a atualização.

PC com armazenamento USB ou cartão SD não atualizará para a versão 1903 do Windows 10

Será necessário remover qualquer pendrive e cartão de memória para atualizar o Windows.
Será necessário remover qualquer pendrive e cartão de memória para atualizar o Windows.

De acordo com o ZDNet, somente os usuários que atualizarem do Windows 10 v1803 (lançado em abril de 2018) ou do Windows 10 v1809 (lançado em outubro de 2018) encontrarão esse problema.

Os usuários que executam versões mais antigas do Windows 10 devem poder instalar a atualização de maio sem problemas, independentemente dos dispositivos USB e cartões SD. A Microsoft diz que resolverá o problema antes de futuras atualizações.

Segundo a Microsoft, "A transferência indevida de unidade pode ocorrer em computadores elegíveis, que tenham um dispositivo USB externo ou cartão de memória SD conectado durante a instalação da atualização de maio de 2019. Por esse motivo, esses computadores estão atualmente impedidos de receber a Atualização de maio de 2019."

Esta notícia vem logo depois que a Microsoft silenciosamente matou o recurso Sets (conjuntos) do Windows 10, e mesmo se você instalar a atualização com sucesso, há uma chance de que a Microsoft possa removê-la automaticamente.

Felizmente, há uma solução rápida e simples para esse problema. A Microsoft recomenda que os usuários removam qualquer mídia externa USB ou SD e reiniciem a instalação da Atualização de maio de 2019.

Uma novidade positiva sobre a atualização de maio é que agora você poderá definir um horário de instalação.