O Windows 11 KB5067036 (build 26200.7019/26100.7019) trouxe novidades visuaiss, o que inclui um novo menu Iniciar, ícones de bateria coloridos e um feed recomendado no Explorador de Arquivos, mas como nem tudo são flores, o upodate também esconde um bug estranho que tem dado dor de cabeça em grande a parte dos usuários: o Gerenciador de Tarefas fica "duplicado" toda vez que é fechado.

O que está acontecendo?

De acordo com testes feitos pelo site Windows Latest em 100 máquinas virtuais, cerca de 30% apresentou o problema, o que é um número bem expressivo. O que está acontecendo é o seguinte: ao fechar o Gerenciador de Tarefas pelo botão "X", a janela some, mas o processo continua em segundo plano.

Windows 11 com várias instâncias do Gerenciador de Tarefas aberto. Imagem: Windows Latest/Reprodução
Windows 11 com várias instâncias do Gerenciador de Tarefas aberto. Imagem: Windows Latest/Reprodução

Ao tentar reabrir, uma nova instância é criada, e isso se repete toda vez que você tentar. O grande problema é o consumo de memória. Em um teste extremo, abrir e fechar o aplicativo 100 vezes deixou quase 2 GB ocupados só por instâncias do Task Manager (cada uma consumindo entre 20 a 25 MB).

Para máquinas com muita RAM (que tenham entre 16 e 32 GB), o impacto pode ser pequeno. Em PCs modestos ou em máquinas virtuais com recursos limitados, ter várias instâncias do Gerenciador de Tarefas podem consumir memória suficiente para afetar diretamente o desempenho.

Como identificar se você foi afetado

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas;
  2. Clique no X para fechá-lo;
  3. Abra o Gerenciador de Tarefas novamente e verifique a aba Processos.
    Se você ver mais de uma entrada "Gerenciador de Tarefas" e a contagem aumentar a cada vez que repete o processo, seu sistema foi afetado.

Como resolver

Se o botão de fechar não encerrar o aplicativo corretamente, use uma destas alternativas:

Dá para encerrar pelo próprio Gerenciador de Tarefas. Imagem: Windows Latest
Dá para encerrar pelo próprio Gerenciador de Tarefas. Imagem: Windows Latest
  1. No próprio Gerenciador de Tarefas: selecione cada processo "Gerenciador de Tarefas" e clique em Finalizar tarefa.
  2. Pelo Prompt de Comando: abra o Prompt como administrador e execute:
    taskkill /im taskmgr.exe /f
    Esse comando encerra todas as instâncias do Task Manager de uma só vez.

Dica prática 💡

Evite usar o botão X até que a Microsoft reconheça e corrija o bug; prefira o "Finalizar tarefa" ou o comando acima.

O que mais a atualização trouxe (e os problemas de outubro)

A atualização KB5067036 chegou como uma versão opcional em 28 de outubro com mudanças visuais e também com algumas correções. Por exemplo, uma correção que prometia melhorar o agrupamento de processos no Gerenciador de Tarefas. Aparentemente, essa correção pode ter introduzido justamente esses problema das instâncias duplicadas.

Mas não é só isso. Podemos dizer que outubro de 2025 foi particularmente um mês atribulado: a Microsoft já enfrentou falhas graves nas últimas atualizações, incluindo problemas com conexões a localhost (causando ERR_CONNECTION_RESET) e bugs que afetaram o Windows Recovery Environment (WinRE), forçando a empresa a liberar correções fora de banda.

Com tanto bugs e problemas de desempenho, fica claro por que muita gente ainda não considera atualizar seus sistema para o Windows 11, mesmo com a Microsoft empurrando isso de todo jeito, justificando que essa é a versão mais confiável do seu sistema e até encerrando o suporte do Windows 10. Parece que os usuários continuam cautelosos.

A Microsoft vai resolver?

O ideal é que sim. Esperamos que a Microsoft reconheça publicamente o problema, até por que pelos testes feitos, o problema afeta não uma pequena parcela de usuários, mas três em cada 10 usuários podem enfrentar problemas com o Gerenciador de Tarefas duplicado.

A tendência então é que a empresa investigue o que está acontencendo, identifique a causa do bug do botão X, e libere uma correção rápida (hotfix) para as builds afetadas. Até lá, o certo é monitorar canais oficiais e esperar por uma atualização fora de banda. Aqui no Oficina da Net estaremos atentos e voltaremos com novidades assim que elas surgirgem!

Fonte