A atualização de setembro de 2025 do Windows 11 (KB5065426) trouxe novos recursos e correções, mas também gerou uma série de problemas para alguns usuários. Entre os erros relatados estão falhas de DRM em aplicativos de vídeo, conflitos com jogos que usam anti-cheat da EA, e problemas com o PowerShell e compartilhamento de arquivos via SMB. Esse último já tinha sido identificado junto com a falha de instalação em vários PCs.

Windows 11 KB5065426 tem problemas em vídeos e jogos

A Microsoft confirmou que o bug de DRM afeta aplicativos de TV digital e DVD que utilizam o Renderizador de Vídeo Aprimorado com HDCP/DRM. Usuários podem perceber lentidão na reprodução de vídeos ou travamentos em conteúdos protegidos. Aplicativos de streaming como Netflix não parecem ser afetados.

Windows 11 KB5065426 tem problemas em vídeos. imagem: Microsoft/Reprodução

O problema começou com a atualização opcional de agosto de 2025 (KB5064081) e se estendeu agora com a chegada da atualização KB5065426. Segundo a Microsoft, uma correção deve chegar em futuras atualizações, possivelmente já na próxima atualização opcional, que deve ser liberada ainda nesta semana.

No caso dos jogos, usuários relataram que alguns jogos da EA, como FIFA, F1, Battlefield e NFL, apresentaram falhas após o Patch Tuesday de setembro, devido ao mecanismo anti-cheat Javelin. Além disso, alguns usuários também perceberam que jogos que usam DirectX 9 podem ter problemas de renderização, com texturas distorcidas e cores incorretas.

PowerShell e Microsoft Ink

Outro ponto crítico está no PowerShell, especialmente nas conexões PSDirect, que podem apresentar erros. Usuários também relataram que a atualização quebrou o Microsoft.Ink.dll, afetando aplicativos com o domínio .NET. A Microsoft classifica esses problemas como "casos extremos", mas eles podem acabar impactando alguns usuários que dependem de ferramentas corporativas.

Problemas de compartilhamento de arquivos

Por fim, o KB5065426 também pode interferir no Server Message Block (SMB) v1, impedindo que usuários compartilhem ou acessem arquivos em rede.

A empresa afirma estar trabalhando para corrigir todos os problemas em futuras versões do Windows 11 e orienta os usuários a ficarem atentos às próximas atualizações.

Quais as novidades do Windows 11 KB5065426

Apesar dos problemas, a atualização KB5065426 trouxe também algumas boas mudanças, começando pelo retorno do relógio completo no submenu Calendário da barra de tarefas, algo muito pedido pelos usuários desde a transição do Windows 10 para o 11. Agora é possível visualizar o relógio de forma mais clara e até ativar segundos manualmente.

Uma das novidades é a volta do relógio completo no submenu Calendário da barra de tarefas. Imagem: Windows Latest/Reprodução

O Explorador de Arquivos também recebeu ajustes. O menu de contexto agora tem um divisor para deixar a navegação mais intuitiva, enquanto a seção de recomendados mostra agora o perfil dos colegas em contas corporativas.

Outro destaque é o suporte ao Emoji 16.0. Apesar de já ser possível visualizar os novos emojis após a instalação, eles ainda não aparecem no painel de seleção, esse recurso deve ser liberado em uma futura atualização.

Onde baixar o Windows 11 KB5065426

A Microsoft liberou também os links diretos para baixar o instalador offline do update:

O pacote é pesado (quase 4 GB) porque inclui os modelos de IA usados nos PCs Copilot+. Quem não tem o hardware compatível não verá diferença prática, mas mesmo assim tem que fazer o download completo.

Fonte